sexta-feira, 12 de junho de 2009

Corfebol


O início do Corfebol em Portugal remonta a 1982. Nesse ano foi realizada a uma acção de divulgação de Jogos Tradicionais em que foi apresentado o Corfebol. Só no ano de 1985 foi realizada, no ISEF de Lisboa (actualmente a Faculdade de Motricidade Humana), a primeira acção de formação especificamente sobre Corfebol. É criado o primeiro núcleo de corfebol com alunos e professores do ISEF, que mais tarde será enquadrado no ISEF Agon Clube. A primeira deslocação de uma equipa portuguesa à Holanda e Bélgica foi realizada em Março de 1985.

HISTÓRIA - Internacional «

O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringboll. "Naquela altura a Associação de Educação Física de Amsterdam solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia..."

Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apr esentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.

Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, em 1928.

Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da I.K.F. (International Korfball Federation. Após a 2ª Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, que começou pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estado Unidos, Austrália ... e que até aos dias de hoje tem vindo a aumentar progressivamente o número de países que aderem à I.K.F...


in http://www.fpcorfebol.pt/site/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=30

1 comentário:

Anónimo disse...

Então e o título?