sexta-feira, 5 de junho de 2009

Windsurf


O windsurf é um desporto individual com, aproximadamente, 30 anos de existência e que depende totalmente da mãe Natureza. Para a sua prática é necessário que haja vento e ondas. Se a estes dois factores se juntarem a alta velocidade e a acção, poder-se-ão realizar competições bastante empolgantes e de alto gabarito. Sendo um desporto não poluente, é verdadeiramente fiel à Natureza, apenas aproveitando-se desta para obter maior adrenalina.

Pensa-se que a prancha à vela surgiu na Califórnia pela primeira vez, quando Hoyle Schweitzer e Jim Drake, dois surfistas fartos de “remar” para apanhar ondas, pensaram em utilizar a força do vento. Em 1970, conjugaram de forma perfeita uma prancha de surf longbord com uma vela do tipo latina. A partir desta altura, o windsurf teve uma enorme adesão, sobretudo na Europa. Onde soprasse vento, fosse em praias, lagoas ou albufeiras, aparecia esta nova diversão. Assim começaram a nascer campeonatos, entre eles as modalidades de ondas, slalom, regata, etc.

A prancha de windsurf é idêntica a uma embarcação à vela, obedecendo ao mesmo tipo de regras e modos de navegação. A inovação encontra-se mesmo no mastro, sendo articulado e a retranca bifurcada. Só com estes elementos é possível usar o leme para orientar a embarcação. Orçar, arribar, cambar, fazer um largo ou uma bolina cerrada e andar de popa, entre muitas outras, são alguma das manobras usadas nas pranchas.


Materiais usados


Inicialmente, as pranchas eram feitas de fibra, madeira ou popitileno, os mastros de alumínio, fibra de vidro ou de carbono e as velas de nylon. Contudo, nos anos 80, os materias sofreram uma alteração, permitindo a comercialização de pranchas baratas e facilitando o acesso à actividade. Desta forma, as pranchas ficaram mais pequenas, leves e resistentes, com velas de diferentes tecidos e compostos, possibilitando a evolução das manobras e modos de navegação. Mais trade, apareceram as pranchas de iniciação à prancha à vela, de funboard, de course racing, de slalon, de ondas, etc. A escolha do material depende da constituição física de cada praticante. A prancha deve ser adequada ao tamanho e peso; a vela deve ter um tamanho intermédio (5,5 metros quadrados) e a retranca deverá ser escolhida de acordo com a vela. A potência da vela torna as ondas autênticas rampas que lançam os praticantes a alturas que podem exceder os 10 metros, o que lhes permite realizar manobras incrivelmente radicais.

Assim sendo, os objectos que compõem as pranchas de windsuf são: pranchas, velas, retrancas, mastros, pés de mastro, partilhões, barbatanas e cabos.


in http://aquaclube.no.sapo.pt/windsurf.htm

Sem comentários: