sábado, 6 de junho de 2009

Paintball

Existe Paintball em Portugal , desde os finais dos anos 80 , sendo a localização desse campo inicial em Sintra , como marcadores eram utilizadas pistolas designadas por PGP´S que ainda hoje existem , devido em grande parte à sua durabilidade , pouca assistência e grande poder de manobra a quem as utiliza , pois o seu peso é muito reduzido. Têm uma capacidade para 10 bolas e uma pequena botija de CO2 que dá em média para 25 disparos. Neste campo foram dados os primeiros passos para a evolução do Paintball a nível nacional e com ele a contribuir para o gradual aumento de experiência e entusiasmo dos participantes mais assíduos e a cativar novos e cada vez mais participantes. Hoje , este cenário é completamente diferente , existem dezenas de campos.

Espalhados por todo o território nacional , do Minho ao Algarve e com muitos deles a oferecerem muito boas condições para a pratica desta modalidade e uma variedade de cenários. Desde locais com muita vegetação e arborizados , a zonas com bunkers , trincheiras , veículos , quartéis , pontes , e locais para a prática do Speedball , (uma variante do Paintball , jogada num local de reduzidas dimensões , sem arvores nem vegetação , apenas com alguns obstáculos a separarem as duas equipas , sendo uma variante mais rápida , pois o estar em contacto visual com o oponente obriga a ter boa coordenação de movimentos , rapidez , agilidade física e precisão no disparo).

Assim para além dos marcadores , designação que se atribui às armas de Paintball , e que tem em conta a sua origem , pois na realidade o que actualmente se designa por Paintball começou pelas mãos de criadores de gado , que para distinguirem as suas cabeças de gado , marcavam os animais , com pequenas bolas de tinta , disparadas por armas pouco sofisticadas na Austrália ou Estados Unidos (a "doutrina" diverge).

Esta ideia transferiu-se para os Estados Unidos da América , onde foi traduzida para o desporto ou modalidade que é hoje o Paintball. É necessário mascaras ou óculos de protecção , que vão assim proteger o jogador na parte mais vulnerável que é a sua face nomeadamente os olhos.

Por muitos considerado o desporto dos anos 90 , este não dispensa a sua característica ecológica , as bolas coloridas utilizadas com o calibre 68. e mais ou menos 4 gramas de peso , são compostas por uma cápsula exterior de gelatina e no seu interior por uma tinta inofensiva não tóxica , ambas totalmente biodegradáveis em contacto com o solo , igualmente hidrosoluveis , saindo assim facilmente da roupa ou da pele com um pano húmido.

Sendo biodegradáveis , a sua utilização em espaços verdes , permite aos jogadores um contacto com a natureza sem a danificar nem a ela nem aos pequenos animais que lá possam existir.

O Paintball é um desporto praticado por milhares de pessoas em todo o mundo , em que se joga , em equipa , que podem ter um numero ilimitado de pessoas que se enfrentam em vários tipos de jogos e cenários.

Onde é importante o trabalho de equipa , rapidez de decisão , tácticas e estratégia, também sorte como em tudo na vida , para se poder vencer o adversário ou simplesmente para se poder divertir.

Quando um jogador é atingido , o impacto da bola , faz com que a sua capsula se abra , deixando sair a tinta , que vai assim deixar uma marca no jogador , podendo ser esta em qualquer parte do corpo do jogador inclusive na sua arma ou noutro equipamento que este tenha , sendo considerado como eliminado desse jogo.

Com a evolução tecnológica , que se verificou no Paintball , acompanhado por uma sofisticação cada vez maior do seu equipamento, cedo se chegou à conclusão , que era possível , existir uma competição a nível profissional , existindo hoje campeonatos nacionais , europeus e mundiais.

in http://lusos.no.sapo.pt/pag1_paintball_historia.html

Sem comentários: