sexta-feira, 5 de junho de 2009

Kitesurf

A história do kitesurf como desporto é recente, em concreto, o kitesurf como desporto nasce no príncipio dos anos 80, quando o americano Dave Culp, realizou o primeiro desenho de pipa. Desde entao até aos nosso dias é muita a evoluçao que tem tido este desporto, o seu material e as suas técnicas.

Nos arquivos da história, Culp foi o primeiro a desenhar um bordo de ataque que se podia insuflar, está registado que em Outubro de 1977 o inventor Gijsbertus Adrianus registou a patente da primeira pipa. Adrianus usou uma prancha de surf com um pequeno para-quedas de tracçao junto ao corpo através de um arnês, ele foi o primeiro Kitesurfista.


Um ano depois foi Dave Culp quem desenhou a primeira pipa mais parecida com a actual, tinha um bordo de ataque insuflável. Nos anos 80, os irmaos Legainoix navegaram co uma pipa sobre esquis que eram levados por uma pipa, a partir daí as técnicas foram melhorando, evoluindo, até que em finais dos anos 80 o americano Cory Roeseler conseguiu pipas capazes de aderir ao vento.

No anos 90, alguns windsurfistas professionais como Robby Naish começaram a practicar o Kitesurf, e em 98 começou a fabricar as primeiras pipas de acordo com os irmaos Legainoux.

A partir daí, a evoluçao nao tem parado, incrível, em Espanha os priemiros kitesurfistas vieram para a praia de Sant Pere Pescador, na Costa Brava. Nessa mesma praia fundou-se em 1999 a primeira escola de kitesurf de Espanha, a Wind Station.


Sem comentários: