sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bodyboard


O Bodyboard é um desporto que apareceu à 27 anos, que foi "inventado" e desenvolvido, pelo grande surfista Tom Moorey.
Este desporto apareceu de uma forma bem caricata, um dia em que Tom Morey estava a surfar em Waimea Bay e quando apanhou uma onda, com um certo poder, reparou que a sua prancha de surf tinha-se partido em 2 partes. Tom Morey viu-se atrapalhado para sair da água. Então, resolveu agarrar umas das partes partidas da prancha e remar para terra.

Então, foi para sua casa e reflectir no que lhe tinha acontecido na praia nesse dia, e chegou a conclusão de que podia usufruir das ondas de uma maneira mais divertida e também diferente.

Então nesse dia Tom Morey aproveitando um das partes da sua prancha de surf (que se encontrava partida), transformou-a numa prancha de BODYBOARD.

Seguidamente, Tom Morey começou a inventar diversas manobras radicais, as quais começaram a apaixonar o coração de várias pessoas. Assim o Bodyboard teve um rápido crescimento no Hawai, e em muito pouco tempo propagou-se pelo resto do mundo. O Bodyboard era em principio um desporto de mulheres pois, a prancha na qual Tom Morey a designou de Boogie Boarder, adaptava-se melhor ao corpo das mulheres, mas mesmo assim continuava a ser feito por homens, os quais inventavam inúmeras manobras.
Perto dos anos 80, houve um grande desenvolvimento do Bodyboard pois começava a ter novos materiais e acessórios para as pranchas. Começou-se a realizar campeonatos no Hawai e, em outras grandes potências como no Brasil, Austrália, EUA. Mike Stewart, 9 vezes campeão mundial, foi, é, e sempre será o homem mais prestigiado do Bodyboard mundial, sendo sabedor dos grandes segredos do mar.
Mais tarde, aparece uma nova geração, completa radical, cheia de novas manobras e com uma vontade enorme de surfar ondas grandes e perigosas. Esta geração vem sobretudo da Austrália, Califórnia (EUA), Brasil, África do Sul e em Portugal.
Assim o Bodyboard teve um enorme crescimento, sendo conhecido mundialmente. O Bodyboard passou assim a ser um desporto sério e profissional mas acima de tudo, um desporto para se divertir e usufruir a maravilha da natureza que são as ondas. E que cada vez esta a "crescer" mais.

Sem comentários: