sábado, 6 de junho de 2009

Bandy


Mais uma vez o gelo e mais uma vez os sticks, mas prometemos trazer algo completamente diferente na próxima semana! Por agora fiquem com o bandy.

Como já devem ter adivinhado, é um desporto de inverno, com origens partilhadas com o hóquei no gelo e que consiste em… bater com o stick numa bola e marcar golo na baliza adversária! Bastante simples. No fundo, o bandy pode definir-se muito rapidamente: hóquei de campo, mas sobre o gelo, daí os patins, e com regras muito semelhantes ao futebol.

O bandy é jogado em Inglaterra desde meados de 1800, porém existem pinturas egípcias que levam a crer que um jogo semelhante era já praticado há 4000 anos atrás (sem patins presumo, portanto… hóquei de campo. Certo?). A primeira associação foi criada em 1891 - National Bandy Association - em Inglaterra, ano do primeiro jogo internacional entre o inglês Bury Fen Bandy Club e o Haarlen da Holanda. Poucos anos depois o jogo é introduzido na Suécia, por um jogador do Bury Fen, e um dos seus grandes impulsionadores, James Tebbuttbv. Aqui chegado, foi rapidamente “absorvido” pelos países europeus, principalmente do leste, que têm um clima propício a este desporto. A Suiça, Alemanha, Holanda, Rússia e Noruega tornaram-se fãs convictos do jogo. Curiosamente, hoje o bandy é pouco ou nada conhecido em Inglaterra, mas continua a ser praticado nos restantes países mencionados. O clima deve explicar isto. Para terminar a história, em 1955 foi criada a Federação Internacional de Bandy e desde 1957 que se realizam Campeonatos Mundiais da modalidade de dois em dois anos. Já agora, fiquem também a saber que nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2010, o bandy será colocado à prova. Se tiver sucesso será integrado nas provas.

Caso ainda não tenham visto nenhum jogo de bandy, saibam que se joga num campo de gelo do tamanho de um campo de futebol, com duas equipas de 11 jogadores em campo (guarda-redes incluído), em duas partes de 45 minutos e um intervalo de 10 minutos. Familiar, não?

O bandy é jogado com uma bola pequena, dura e laranja. Todos os jogadores usam patins, capacetes (que devem ter um outro nome, com certeza) e sticks (excepto o guarda-redes, que tem, por isso, um equipamento reforçado). O stick é em tudo semelhante ao de hóquei, não pode ter mais de 120cm e deve ir até ao nível da cintura. No bandy só se agarra no stick, normalmente, com uma mão, excepto para rematar ou passar.

in http://vaiajogo.apostaganha.pt/tag/bury-fen-bandy-club/

Sem comentários: