quinta-feira, 4 de junho de 2009

O corridinho


Lembre-se, por outro lado, certas semelhanças por vezes visíveis entre o corridinho e certos exemplares de fado. Atente-se a este propósito, no exemplar que escolhemos para transcrição, tocado por duas harmónicas de boca, de grande beleza, vivacidade e virtuosismo na execução.A este respeito, há algumas notícias que nos chegam de várias fontes, de que devemos destacar o capítulo «Tipos populares» do livro de Manuel Envia Coisas de Setúbal. Conta o autor que, por volta de 1880, existia em Setúbal um boémio tocador de guitarra, de sua graça Carlos Rosa, que tinha como fado predilecto o corrido. Mais adiante, trata o fado corrido por «o corridinho», que era «acompanhado por algumas estrofes cantadas pelo guitarrista». Por fim, quando relata a morte do Carlos Rosa, o autor exclama: «Finis corridinho!».Por outro lado, muitos tocadores populares nos têm salientado a referida semelhança musical entre o corridinho e o fado. Em Casais Gaiola, Cadaval, por exemplo, quando fizemos notar ao tocador de harmónio António Silvestre que o corridinho que acabara de tocar era muito parecido com o fado batido, ele reconheceu que, efectivamente, não havia muita diferença entre eles e que até se poderia confundi-los, mas que o corridinho tinha um andamento mais vivo. Este tipo de explicações carece sempre, como é bom de ver, de uma interpretação cuidada.Seja, porém, qual for a sua origem, o nome de corridinho, com o seu ritmo binário, consagrou-se para um determinado tipo de baile, que o povo conhece e distingue dos outros, talvez por apresentar ou ter apresentado uma fase que consistia numa corridinha. Sob essa designação, gravámos vinte e um espécimes musicais em toda a Estremadura, nos concelhos de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã, Peniche, Caldas da Rainha, Loures e Palmela.O corridinho era bailado com os pares sempre agarrados, formando uma roda, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Ao girar da roda, os pares evoluem, portanto, de lado. A certa altura, «quando a música repica», «o bailho é rebatido», isto é, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir logo de seguida. Mais adiante, os pares «valseiam», entenda-se bailam agarrados girando no mesmo lugar, após o que a roda de novo retoma a sua evolução, sempre para o lado direito. Com algumas variantes de pormenor, foi assim que captámos a coreografia do corridinho estremenho.

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