quinta-feira, 7 de maio de 2009

Diabo da Tasmânia


O diabo-da-tasmânia é um mamífero marsupial nativo da ilha da Tasmânia.
Através do registo fóssil sabe-se que a espécie habitou também a Austrália, tendo-se extinguido no continente cerca de 400 anos antes da colonização pelos europeus. Os diabos-da-tasmânia habitam todas as regiões da ilha com preferência para florestas. São os maiores carnívoros marsupiais existentes na actualidade.
O diabo-da-tasmânia é um animal de aparência robusta, com pelagem castanha excepto na zona do peito onde tem uma mancha branca. A cabeça é relativamente grande, com orelhas arredondadas e nariz afilado. Os músculos das mandíbulas são bastante poderosos e, juntamente com os dentes molares especialmente adaptados, permitem ao diabo esmagar ossos. O tamanho destes animais varia bastante consoante o habitat e dieta, mas os maiores atingem 80 cm de comprimento e 12 kg de peso. As fêmeas são normalmente maiores que os machos.
A época de reprodução dos diabos-da-tasmânia situa-se anualmente em Março e resulta em ninhadas de 2 ou 3 crias que nascem em Abril, ao fim de 21 dias de gestação. Como na maior parte dos marsupiais, o resto do desenvolvimento dos juvenis faz-se no interior do marsúpio (a bolsa) neste caso durante os quatro meses seguintes. As crias saem pela primeira vez em Agosto Setembro e tornam-se independentes em Dezembro. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos dois anos.
Os diabos-da-tasmânia comem insectos, cobras e frutos. São animais diurnos e solitários. As lutas deles pelas fêmeas são acompanhadas de barulhentas vocalizações como grunhidas, guinchos e latidos que contribuem para a fama de ferocidade do animal.

1 comentário:

Anónimo disse...

este texto fez muita falta obrigada