O snooker é jogado por dois jogadores (ou dupla de jogadores), numa mesa de dimensões variáveis com 22 bolas: 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 castanha, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada (em mesas menores, o número de bolas vermelhas pode ser reduzido, como no Brasil onde se joga com 8 bolas dessa cor, em mesas com as medidas habituais do país; veja-se sinuca). O objectivo do snooker é fazer mais pontos do que o adversário, colocando o máximo de bolas nos buracos, segundo uma determinada sequência: primeiro deve-se colocar uma bola vermelha e de seguida uma das outras bolas, apelidadas de bolas de "cor". A pontuação é a seguinte:
- Cada bola vermelha, 1 ponto
- Bola amarela, 2 pontos
- Bola verde, 3 pontos
- Bola castanha, 4 pontos
- Bola azul, 5 pontos
- Bola rosa, 6 pontos
- Bola preta, 7 pontos
Ao colocar as bolas recebe-se a pontuação respectiva. Após colocada uma bola de cor, ela volta a entrar enquanto ainda houver vermelhas em cima da mesa, repetindo-se o mesmo ciclo. O local de colocação é pré-determinado e marcado na mesa.
Quando já não houver vermelhas em cima da mesa deve-se colocar as bolas de cor em ordem de pontuação crescente, ou seja, da amarela para a preta.
O jogador que não consiga colocar nenhuma bola numa jogada, ou que cometa alguma falta, perde a vez e ainda sofre a penalização de ver somados quatro pontos à pontuação do adversário.
No final, o jogador que obtiver mais pontos é o vencedor.
Uma partida entre dois jogadores é composta por vários jogos segundo o esquema de pontuação acima referido.
A pontuação máxima que se pode obter combinando as quinze bolas vermelhas com a bola preta, e embolsando depois as seis bolas de cor é de 147 pontos (15 * 8 + 27). No entanto, em certas circunstâncias muito raras, pode-se superar esta pontuação, quando se beneficia de uma falta cometida pelo adversário na vez anterior e se faz uma sequência superior a 143 pontos.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário