Skimming é um nome porque muitas vezes é chamado o desporto Skimboard em Portugal.
Este desporto aquático consiste em lançar-se em corrida para cima de uma prancha na areia molhada ou em águas baixas. Neste desporto encontramos uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowbord, visto que é possível surfar a onda, fazer manobras como no skate ou surf. Os atletas que praticam este desporto são Skimboarders ou Skimmers. Também pode ser praticado na neve ou na areia (dunas).
História
O skimboard teve o seu início perto de 1930 nas praias de Laguna Beach, Califórnia, mas em Portugal apenas apareceu na década de 80 nas praias da Linha do Estoril através de Miguel Rato, o pioneiro do skimboard em Portugal.
O desporto mistura manobras de surf e skate, e o atleta precisa correr da praia em direcção ao mar, aproveitando as ondas que quebram na beira da praia. Em alguns locais, como Bahia - Brasil, é chamado de frus (surf ao contrário) por conta de inversão: em vez de partir da onda para a praia, o skimmer corre da praia para o mar.
Em Portugal, com o surgimento das primeiras pranchas nacionais primeiro com Rato Skimboards e depois com a Folha Skimboards, os campeonatos foram aparecendo e a modalidade ganhou divulgação, chegando nos anos
Nos dias de hoje a modalidade tem bastantes praticantes no mundo inteiro. Já existem campeonatos internacionais nos EUA, França, Chile, Portugal e México.
No Brasil, a modalidade já é bastante difundida
Em Pernambuco, o desporto está se desenvolvendo com o trabalho da Geração Skim, equipe especializada no desporto que investiu na preparação dos atletas organizando Workshops, Encontros e Campeonatos, sempre
trazendo skimmers experientes de fora do Estado.
A modalidade tem bastantes praticantes no mundo inteiro. Já são realizados campeonatos internacionais em
países como EUA, França, Portugal, México e Chile.
In Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário