Naturalmente, vários construtores de espinetas na Itália, na Alemanha mas especialmente os ingleses experimentaram formas de incrementar o volume de som. No fim do séc. XVI Rimbault experimentou algo que parece a união de um teclado com uma harpa, que pode ser considerado uma espécie de protótipo do formato do piano vertical. Esse instrumento certamente teria um mecanismo de grande complexidade cuja construção não estaria facilmente ao alcance dos meios técnicos disponíveis naquela época. Para alguns historiadores esta estranha espineta inglesa seria o VIRGINAL. Chama-se no entanto a atenção para o 1º capítulo deste texto, onde se refere que há divergência de opiniões acerca deste assunto.
Pelos exemplares de espinetas que se conhecem, parece razoável concluir-se que os construtores da Europa continental preferiam construi-las com a caixa de forma triangular enquanto os ingleses as construíam com a caixa rectangular, mais à semelhança dos clavicórdios. A caixa em forma de asa ( tipo piano de cauda ) parece ter sido usada pela primeira vez pelo construtor Jerónimo de Bolonha em 1521.
Pelos exemplares de espinetas que se conhecem, parece razoável concluir-se que os construtores da Europa continental preferiam construi-las com a caixa de forma triangular enquanto os ingleses as construíam com a caixa rectangular, mais à semelhança dos clavicórdios. A caixa em forma de asa ( tipo piano de cauda ) parece ter sido usada pela primeira vez pelo construtor Jerónimo de Bolonha em 1521.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário