sábado, 30 de maio de 2009

Ténis de Mesa


O ténis era um desporto popular no início do Século XIX. Não podia contudo ser jogado no Inverno, uma vez que não existiam na altura pavilhões.

Os entusiastas do ténis viram-se então forçados a jogar nas casas e Clubes, em mesas devidamente adaptadas. Mais tarde, apareceram aqueles que começaram a interessar-se pelo ténis de mesa e esta modalidade evoluiu para uma área independente e separada.

Na Grã Bretanha, em 1884, os acessórios do jogo constavam no catálogo da Firma F. H. Ayres. É o primeiro documento histórico sobre o ténis de mesa. O negociante Baxter registou as primeiras regras da modalidade feitas por si próprio e as variantes das mesmas, sob a patente nº 19070 / 1891.

O ténis de mesa atingiu a Áustria em 1901 e a Hungria em 1902. Alguns registos indicam que foi introduzido na Checoslováquia e Suécia pela mesma altura.

Dois tipos de bola foram utilizados inicialmente: de borracha e de cortiça. No fim do Século XIX um negociante inglês, J. Gibbs, comprou uma colecção de brinquedos durante uma viagem aos Estados Unidos da América. Esta colecção incluía uma bola de celulóide e, de regresso a casa ele descobriu que esta bola poderia ser usada para jogar o ténis de mesa. Desde então, o uso da bola de celulóide generalizou-se pelo mundo.

As regras também permitiam o uso das bolas de plástico, porém os jogadores não gostavam delas e a sua utilização decresceu.

A bola de celulóide ao ser batida produzia um som curioso parecido com ping-pong, pelo que a modalidade começou assim a ser conhecida, sendo este termo muito popular na altura. Este o motivo porque muitos pensavam que o ténis de mesa era originário do Oriente.

Muitas firmas manufacturaram produtos de ténis de mesa. Cada uma delas procurava vender mais do que as outras, inventando para tal vários nomes como, por exemplo, “Whiff-Whaff” ou “Gossima”.

Em 1926, em Inglaterra, a Federação de Ping-Pong mudou definitivamente o seu nome para Federação Inglesa de Ténis de Mesa mas, o nome de ping-pong tem patente e é propriedade inalienável da firma Parker dos Estados Unidos da América e da firma Jaques da Grã-Bretanha.

Muitas pessoas estiveram e continuam a estar interessadas no estudo da história do ténis de mesa, mas não há consenso sobre qual a origem desta modalidade.

Mais tarde, em 1926, foi fundada a Federação Internacional de Ténis de Mesa composta actualmente por 195 países em todo o mundo.

O congresso da Fundação realizou-se em Londres a 12 de Dezembro de 1925, com a participação da Alemanha, Áustria, Checoslováquia, Dinamarca, Gales, Índia, Hungria, Inglaterra e a Suécia.

A Constituição e as Regras da Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) foram aprovadas em 12 de Dezembro de 1926 e o primeiro Campeonato do Mundo realizou-se na mesma altura em Londres, no Memorial Hall.

O primeiro Presidente da ITTF foi o lorde inglês Ivor Montagu o qual deteve a presidência durante cerca de 40 anos (1926-1967), tendo-lhe sucedido no cargo o galês H. Roy Evans (1967-1987).

Em 1957 foi fundada a União Europeia de Ténis de Mesa que tem actualmente cerca de 50 países filiados.

A decisão de organizar os Campeonatos do Mundo de 2 em 2 anos foi tomada em Tóquio em 1956. Tal veio tornar necessário realizar os Campeonatos da Europa no intervalo dos Mundiais. A E.T.T.U. foi fundada para este fim. As reuniões preparatórias tiveram lugar em Rouen (França) em 17 de Fevereiro de 1957 e em Estocolmo em 9 de Março do mesmo ano.

A introdução do ténis de mesa em Portugal, deve-se à Associação Cristã da Mocidade (Triângulo Vermelho), por volta de 1913. A primeira mesa inaugurou-se em Lisboa, por iniciativa de Rodolfo Horner, estudante daquele colégio.

Pouco tardou para que no Porto o exemplo fosse seguido, instalando-se duas mesas nas salas da Associação Cristã da Mocidade.

Em 18 de Fevereiro de 1929 fundou-se na cidade invicta a primeira Associação Regional de Ténis de Mesa. Em Lisboa, caso idêntico ocorreu, passados três anos, por iniciativa do Lisboa Ginásio Clube.

De início, a modalidade era praticada de forma recreativa, mas depressa surgiram outros clubes e o desejo de competirem entre eles.

A competição entre clubes deu origem ao aparecimento das Associações e, mais tarde, dada a rápida expansão geográfica da modalidade, partiu-se para a fundação da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) que teve lugar em 27 de Outubro de 1944.

Esta, por sua vez, comprometeu-se em promover o ténis de mesa em território nacional e a estabelecer contactos desportivos com organizações congéneres internacionais.

Sem comentários: