sexta-feira, 29 de maio de 2009

História do padel


Em 1974 Alfonso de Hohenlohe viaja ate ao México convidado pelo seu amigo Enrique Corcuera. Na sua estadia interessa-se pela pratica de um novo desporto que o seu amigo havia criado recentemente, incorporando a uma parede outra parede oposta de 3 metros de altura, colocando uma rede no meio e fechando as laterais da dita pista com uma malha metálica. Jogava-se com raquetes de madeira e deu-lhe o nome de Paddle-Tenis.

O seu entusiasmo por esta nova modalidade desportiva não se fez esperar , já que, Alfonso Hohenlohe, no seu regresso a Espanha , e depois de estudar e aperfeiçoar alguns detalhes da pista e das regras do jogo, constrói as duas primeiras pistas de Espanha, no Marbella Clube. Assim começou a promover o Padel entre os seus amigos da Jet-Set, os quais ficaram aficionados da modalidade.

O êxito que, este desporto obteve em pouco tempo, atraiu figuras destacadas do ténis como Manolo Santana, que começou a organizar torneios e a divulgar o Padel em toda a Costa do sol, onde vários clubes começaram a construir as suas próprias pistas.

Em 1975, um grande amigo de Alfonso de Hohenlohe e visitante assíduo de Marbella, o milionário Argentino , Júlio Menditengui é testemunho do êxito do padel, e decide importar este desporto para a Argentina, onde em poucos anos, obteve um êxito sem precedentes convertendo-se hoje em dia no segundo desporto mais praticado neste pais, com mais de 2.000.000 de jogadores e 10.000 pistas construídas em todo o território. Nos últimos anos o padel estendeu-se a outros países como o Brasil, Uruguay, Chile, Paraguay, etc. Esta influência chegou também à América do Norte onde já se podem contar aficionados entre os estadonidenses e canadianos.

Em Espanha, o padel começa a estender-se as grandes cidades e clubes desportivos de Madrid, Barcelona, Andaluzia, Galiza e Pais Vasco. Criam-se as infra-estruturas necessárias para a prática deste desporto por todo o pais, e organiza-se um Circuito Nacional de Torneios, que decorre nos clubes mais prestigiados do pais.

No dia 25 de Julho de 1991 em Madrid constitui-se a Federação Internacional de Padel cuja presidência é atribuída a um espanhol, Júlio Alegria Artiach, que se encarregou de criar um circuito de encontros internacionais e concretizar um regulamento internacional do jogo.
No mês de Maio de 1993, o padel deu um passo decisivo para a sua consolidação: o Conselho Superior de Desportos, reconheceu o padel como modalidade desportiva. Um ano depois , foi aprovada a constituição da Associação Espanhola de Padel inscrita no Registo de Associações Desportivas do Conselho Superior de Desportos.

Em 1992. nas instalações do Clube de Golfe La Moraleja e na Expo de Sevilla realizou-se o Campeonato do Mundo de Padel , com a participação de delegações de 11 países da América e da Europa. : Em 1996 Espanha voltou a ser sede do Campeonato do Mundo, que se celebrou nas instalações do Clube de Campo Villa de Madrid e em que se bateu o record de países participantes.

Em Portugal, o primeiro campo de padel foi construída no Lisboa Racket Centre na década de 90, mas, sem que a modalidade tenha conseguido grande desenvolvimento . É nos finais de 90, que o padel se começa a desenvolver com a construção de 2 campos no Clube de Ténis de Vila Real de Santo António e mais tarde com a construção de 3 campos na Quinta da Marinha Clube de Ténis . O Clube de Ténis do Estoril também aderiu recentemente à modalidade com a construção de 2 campos, assim como o, Vale do Lobo Ténis Academy. No Lisboa Racket Centre foram colocadas mais 2 campos em vidro.

Na actualidade, o padel, vai alastrando por diferentes países europeus , onde já se formaram as respectivas federações, que estão a conseguir um grande êxito quanto a numero de federados e construção de instalações; Portugal, França, Itália, Bélgica, Inglaterra e Áustria são países que aderiram mais recentemente à modalidade.

in http://www.padelapp.com/padel.aspx

Sem comentários: