sexta-feira, 29 de maio de 2009

História do Snowboard


Existem muitas discussões sobre quem seria o verdadeiro pai do snowboard. Seja Sherman Poppen, Dimitrije Milovich, Jake Burton ou Tom Sims, todos tiveram grande importância para o desenvolvimento e crescimento do desporto.

No dia de Natal em 1966, o engenheiro norte-americano Sherman Poppen juntou dois esquis para sua filha brincar. Sherman prendeu os dois esquis lado a lado, colocou tiras de couro e um pedaço de madeira em forma de cruz para servir de apoio para os pés. A esposa dele sugeriu o nome de Snurfer, uma mistura de snow e surf.

As crianças começaram a pedir que Sherman fizesse mais snurfers. Foi então que a empresa Brunswick comprou os direitos do engenheiro e passou a comercializar o produto. A primeira competição de snurfer aconteceu em 1968, em Michigan e consistia apenas em uma descida em linha reta.

Em 1969 o surfista esquiador Dimitrije Milovich começou a fabricar pranchas com desenho inspirados nas pranchas de surf. Assim nasceu o Winterstick, desenhado com uma largura três vezes maior para ser usada sobre a neve fofa.

Em 1972, Bob Webber conseguiu patente para a sua criação: o Skiboard, que apresentava um formato mais parecido com os usados atualmente. Por volta de 1977, Tom Sims e Jake Burton Carpenter criaram suas próprias empresas e começaram a vender seus modelos. A contrinuição de Jeff Grell também foi determinante: ele criou a primeira fixação para os pés.

Apesar de praticamente não ter neve no Brasil, milhares de brasileiros viajam todo ano ao exterior para praticar ski e snowboard. O esporte vem crescendo rapidamente entre os jovens, atraindo atletas do skate, wakeboard e do surf. Muitos esquiadores migraram para o snowboard, pois encontraram um esporte com mais ação, já que oferece uma quantidade muito superior de manobras.

Em 1995 realiou-se o 1º Campeonato Brasileiro de Snowboard em Valle Nevado, no Chile. Desde então, o campeonato ocorre anualmente. No inverno de 2000 a neve chegou em São Paulo, mas ela não veio do céu, e sim do equipamento que fabricava para o Big Air, uma competição/demonstração no Pacaembu.

in http://oradical.uol.com.br/snowboard/historiasnowboard.asp

Sem comentários: