terça-feira, 9 de março de 2010

O vício de fumar começa cada vez mais cedo


A maioria dos fumadores começa a fumar antes dos 18 anos.
Quanto mais cedo se experimentar maior o risco de vir a ser fumador regular e mais difícil é parar de fumar no futuro.
O contacto regular com fumadores, nomeadamente os pais e outros modelos sociais aumenta o risco de tabagismo na adolescência.
Uma atitude permissiva dos pais e o acesso fácil ao tabaco aumenta o risco de experimentação e dependência.
Está demonstrado que a exposição à publicidade directa ou indirecta ou outras formas de promoção dos produtos do tabaco aumenta a probabilidade de as crianças e jovens experimentarem e se tornarem fumadores regulares.
A indústria do tabaco investe milhões em publicidade para substituir o grande número de fumadores que diariamente deixam de fumar. Os principais alvos são os mais vulneráveis à publicidade: os pobres, as crianças e os adolescentes.
A publicidade ao tabaco é veiculada directa e indirectamente por vários meios: televisão, internet, rádios, revistas, filmes, recurso a figuras públicas que podem influenciar os jovens.


Sem comentários: