terça-feira, 9 de março de 2010

Doenças causadas pelo computador

Uso frequente do computador exige cuidados para prevenir doenças

Internet, Orkut, MP3. Nos últimos anos, o computador se tornou não só uma importante ferramenta de trabalho, mas também uma frequente opção de lazer. Mesmo assim, passar muitas horas em frente a um monitor pode trazer diversos prejuízos à saúde, como tendinite, dores nas costas e fadiga ocular. O ortopedista Moacyr Pinheiro Júnior, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, afirma que o ideal seria o usuário descansar pelo menos 10 minutos a cada 50 trabalhados.

"Não é recomendável trabalhar muitas horas seguidas na frente do computador. De vez em quando, os usuários deveriam dar uma parada e fazer exercícios de alongamento no próprio ambiente de trabalho. Conheço pessoas que se empolgam tanto que se esquecem até de ir ao banheiro", alerta ele.

Um dos sintomas mais preocupantes de quem passa horas a fio diante do PC é a famosa LER (lesão por esforço repetitivo). Segundo dados do INSS, a LER é a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. A cada 100 trabalhadores da Região Sudeste, pelo menos um é portador de LER. O bancário Bruno Tullio Barozzi, 38 anos, é um deles. De licença médica há sete meses, luta na Justiça para ser reintegrado à empresa em que trabalhava desde 1999.

in: http://doencastecnologicas.blogspot.com/2009/10/doencas-causadas-pelo-computador.html

Sem comentários: