terça-feira, 9 de março de 2010

Juventude livre do tabaco


O tabaco é o único produto de uso legal que mata cerca de 50% dos seus utilizadores, sendo a principal causa de doença e morte evitáveis nos países desenvolvidos.
Os fumadores morrem prematuramente (10 a 15 anos mais cedo).
O fumo do tabaco contém cerca de 4000 químicos, 50 dos quais são cancerígenos. A nicotina é o constituinte do tabaco responsável pela dependência.
A dependência do tabaco é uma doença crónica com recaídas frequentes, que exige tratamento médico.
Fumar, além das consequências para a saúde, acarreta tremendos custos económicos e sociais. É cada vez mais um hábito de pessoas e países mais pobres.
O dinheiro gasto em tabaco atinge 10% do orçamento das famílias mais desfavorecidas. Estes recursos faltam para necessidades básicas como alimentação, educação e saúde.
Os fumadores faltam mais vezes ao trabalho por doença, reformam-se mais precocemente e morrem mais cedo. Isto tem como consequências, menor produtividade laboral, piores contribuições para a segurança social e maiores gastos em saúde. A diminuição da produtividade decorrente da doença e morte prematura é particularmente catastrófica nas famílias e comunidades mais desfavorecidas. Fumar amplia a pobreza a agrava as desigualdades sociais, particularmente no que respeita ao acesso aos cuidados de saúde.


Sem comentários: