segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Ciclo dos poluentes


Os ciclos naturais
As substâncias químicas passam, constantemente, de ser vivo para ser vivo e entre os seres vivos e o meio ambiente. Estas movimentações das substâcias denominam-se ciclos.
Um ciclo é, pois, a constante circulação dos elementos (carbono, oxigénio, fósforo,azoto, etc).
No ar atmosférico produzem-se outras transformações a partir das quais se geram novas substâncias: o ozono forma óxido de azoto e, posteriormente, ácido azótico, etc.
Por outro lado, a energia solar origina transformações físicas na atmosfera, tais como as mudanças de estado da água: de vapor a água...
Tudo isto leva a considerar a Terra e a atmosfera como um sistema fechado, constituído por vários ciclos de substâncias sólidas. Líquidas e gasosas.

A alteracão dos ciclos
O enxofre é uma substâcias que tem origem na combustão da gasolina, do carvão e do gás natural e que se produz, de preferência, em zonas de actividade industrial, através dos tubos de escape dos automóveis, ect.
As partículas de enxofre juntam-se nas zonas altas da troposfera; aqui se transforman em óxido de enxofre e, posteriormente, em ácido sulfúrico; o ácido sulfúrico tem uma grande analogia química com as gotas de chuva, ás quais se une, e faz o mesmo trajecto que as nuvens na atmosfera.

Transportando a poluição
As nuvens podem percorrer grandes distâncias em várias direcções, antes de deixar cair a chuva sobre a superfície da Terra.Contudo, a zona da Terra onde pode cair a chuva ácida não é, em geral, o lugar onde se formou o enxofre.
C ontudo, é nesta zona que os ecossistemas sofrerão os seus efeitos através dos poluentes que se formaram numa zona talvez muito distante.
Os fenómenos atmosféricos e meteorológicos, actualmente, a existência de cidades ou países exportadores de poluição.
o ciclo dos poluentes, página.16, texto de Rosa Costa-Pau, edição.1993

1 comentário:

Anónimo disse...

muito giro !!!!!!!!!!!!!!! o ciclo dos poluentes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!