terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os poluentes do mar


Melhorar as colheitas
Com o objectivo de obter o aproveitamento máximo das plantas que cultiva e para combater as pragas que podem arruinar uma colheita, o homem utilizou diversos tipos de produtos químicos, denominados fertilizantes e pesticidas.
A cerca de cem anos começou-se a utilizar um dos pesticidas mais conhecidos: o DDT.
Observou-se que os insectos absorviam-no através da pele e que morriam rapidamente; por isso, passou a ser um pesticida muito utilizado.
Porém, o DDT afectava também outros animais; por exemplo, podia causar a diminuição da espessura da casca dos ovos das aves ao ponto de se quebrarem antes do tempo. E podia ter o mesmo efeito sobre as conchas dos moluscos no mar.

Através dos rios
A água da chuva arrasta até ao rio fertilizantes e pesticidas utilizados pelo agricultor. O rio transporta-os através da corrente até ao mar.
Os pesticidas e os fertilizantes são de difícil absorção.
Permanecem nas águas, onde acabam por ser ingeridos por algum ser vivo marinho.
Estas substâncias começam a circular através da cadeia alimentar e os seus efeitos manifestam-se em diferentes elos desde o plâncton às sardinhas, aos atuns ou às baleias.
A produção intensiva de cereais como possível solução para o problema da fome (numa população mundial que chegou aos seis mil milhões) e o uso de insecticidas para evitar as pragas e aumentar a produção podem criar graves problemas de contaminação.

A conservação do mar, página 22, Rosa Costa-Pau (Professora e Bióloga), 1993.

Sem comentários: