segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A contaminação da floresta


A desflorestação
A desflorestação é, como sabes, a redução da massa florestal, quer dizer, a perda ou desaparecimento da vegetação – árvores e plantas – de uma floresta.
Actualmente, as florestas estão submetidas a uma intensa desflorestação: cortam-se grandes extensões de árvores para a obtenção da madeira, constroem-se centrais hidroeléctricas ou abrem-se vias de comunicação.
Infelizmente, do estabelecimento de uma indústria ou da construção de uma auto-estrada procura-se, geralmente, obter os benefícios máximos, mas nem sempre se pensa no impacto que estes podem ter sobre a paisagem.
Contudo, algumas destas actividades transformam o ambiente natural e podem fazer desaparecer uma floresta em muito pouco tempo.
As causas
Como já sabes, a vegetação da floresta costuma possuir a capacidade para resistir às perturbações naturais, e inclusivamente, a algumas das produzidas pelo homem; assim, depois de um período de tempo mais ou menos longo, a paisagem vegetal da floresta pode voltar ao seu estado primitivo.
Porém, esta capacidade tem um limite e certas alterações podem representar o desaparecimento da floresta: a erosão contínua do solo, o tratamento uniforme que se dá às florestas de características diferentes, a incorporação de espécies de árvores não adequadas, uma “limpeza” deficiente ou excessiva, os incêndios, etc.
Tudo isto pode levar ao corte ou, a longo prazo, à destruição da massa florestal do bosque.

A preservação da Floresta, página 22, texto de Rosa Costa-Pau, edição: 1993

Sem comentários: