segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Poluição Radioctiva

O que é?
A POLUIÇÃO RADIOACTIVA é originada pela radioactividade – propriedade de alguns materiais com núcleos atómicos instáveis (que se desintegram) alterarem a sua constituição, numa reacção nuclear, transformando-se em átomos de outro elemento e emitindo radiações invisíveis (boas ou más), capazes de:
• Impressionar placas fotográficas;
• Ionizar (produzir iões) gases;
• Produzir fluorescência;
• Atravessar corpos opacos à luz ordinária.

A energia dessas radiações é útil mas também maligna, em casos extremos, para os ecossistemas.
É um tipo de poluição causada principalmente por negligência na queima de combustíveis nucleares (como o urânio) ou naturalmente.
Apesar de ser útil, lidar com a radioactividade é um processo muito complexo e inseguro, tanto com materiais como com raios radioactivos.
CAUSAS
O seu estudo ainda é pouco desenvolvido e, portanto, não há grande quantidade de informação.
Relativamente à radioactividade natural, nada podemos fazer. No entanto, não deve ser considerada «poluição» pois os seus efeitos embora sejam malignos não prejudicam o equilíbrio dos ecossistemas.
Porém, existe radioactividade antropogénica (origem humana) que é desenvolvida sobretudo nas centrais nucleares (usinas), onde ocorrem, por vezes, fugas que podem causar grandes estragos. Os reactores (onde se dá o resfriamento hermético) onde se produz a energia nuclear nas usinas nem sempre são totalmente isoladores. O mau transporte e a má deposição de objectos radioactivos podem causar grandes danos, pois muitas vezes são mal eliminados ou colocados em locais não preparados, prejudicando os ecossistemas. Também para confrontos militares a radioactividade é muito utilizada devido aos graves prejuízos que causa.


http://workbook.blogs.sapo.pt/403.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom trabalho !!!!!!!!!!!!!!!!1