sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quais as consequências dos raios ultravioletas?

A constante destruição da camada de ozono leva a um aumento de raios ultravioletas (UV), altamente energéticos.
Estes raios ao atingirem a Terra vão promover a destruição das proteínas, e do ADN, provocando cancro de pele, cataratas, alterações no sistema imunitário, danos nas colheitas, nos peixes e no plâncton de que se alimentam.
Em todo o mundo as massas de ar circulam, sendo que um poluente lançado no Brasil pode atingir a Europa devido a correntes de convenção. Na Antárctida, por sua vez, devido ao rigoroso inverno de seis meses, essa circulação de ar não ocorre e, assim, formam-se círculos de convenção exclusivos daquela área. Os poluentes atraídos durante o verão permanecem na Antárctida até a época de subirem para a estratosfera. Ao chegar o verão, os primeiros raios de sol quebram as moléculas de CFC encontradas nessa área, iniciando a reacção. Em 1988, foi constatado que na atmosfera da Antárctida, a concentração de monóxido de cloro é cem vezes maior que em qualquer outra parte do mundo.
O chamado "buraco do ozono", que designa a camada de ozono muito fina sobre a Antárctida, surge com maior nitidez na Primavera e Outono. Esse buraco vai provocar um atraso nas estações bem como quebras nas cadeias alimentares, contribui também para o aumento da temperatura e consequentemente ao degelo dos calotes polares.

Http://www.rudzerhost.com/ambiente/camada.htm

2 comentários:

catarina. f tânia.g disse...

nós achamos que fizemos um bom trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Erros ortográficos são poucos né?
Meu Deus!! ¬¬