terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Uma maré negra


A energia
Um automóvel em marcha, a pilha eléctrica de um transístor, uma botija de gás butano são formas de utilização de energia muito habituais.
Todas elas são formas de energia denominada externa.
A chamada energia interna é a que é produzida pelos alimentos no interior do corpo.
Actualmente, são raros os objectos que não experimentaram uma ou várias transformações até chegar às nossas mãos; em cada uma delas foi necessária sempre uma ou outra forma de energia.

O transporte de petróleo
As indústrias, que é onde se consome a maior quantidade de energia, utilizam como combustível principal o petróleo. O petróleo deve ser transportado desde os jazigos até ás zonas industriais, por mais longe que estas se encontrem.
Através das rotas comerciais do mar circula, actualmente, uma terça parte do petróleo mundial. Quando, por causa de um acidente, se derrama petróleo no mar, origina-se uma maré negra, que pode estender-se por áreas enormes.

As consequências ecológicas
O petróleo existente actualmente no fundo dos mares e dos oceanos provém, sobretudo, dos petroleiros que limpam os seus depósitos no alto mar. Isto supõe, ao fim de uns anos, quantidades consideráveis de produtos petrolíferos derramados no mar.
Também, há que acrescentar os acidentes. Por causa dos produtos tóxicos derramados, a luz não penetra no mar e o plâncton não se desenvolve, o que prejudica toda a cadeia alimentar.
Para além disso, o alcatrão procedente do petróleo pode depositar-se, pouco a pouco, no fundo do mar. Desta forma, as correntes marítimas não transportam as substâncias minerais desde as águas profundas até ás camadas superficiais.
Tudo isto sem mencionar os efeitos sobre as praias e as costas, os danos em peixes e aves marinhas das zonas.

A conservação do mar, pagina 20 e 21, Rosa Costa-Pau (professora e bióloga), 1993

Sem comentários: