terça-feira, 25 de maio de 2010

Questionário sobre a poluição


Fizemos um questionário a professores e funcionários, para sabermos os conhecimentos das pessoas acerca da poluição. Este questionário foi feito a 12 pessoas da nossa escola, às quais foram feitas as seguintes perguntas:

1-O que entende por poluição?

2-Que tipos de poluição conhece?

3- Qual a poluição que mais o/a afecta?

4- Recicla em casa? Que tipo de materiais?

5- Está a par das associações que têm como objectivo limpar Portugal? Quais?

6- Se visse alguém a deitar lixo para o chão o que faria?

7- Você contribui para a poluição?

Das pessoas inquiridas 58% respondeu que a poluição é tudo o que altera a natureza, sendo que 34% das pessoas respondeu que a poluição era o lixo mal tratado. Os restantes 8% considera que a poluição é provocada pelos gases dos carros.
Maioria das pessoas respondeu que a poluição mais conhecida é a poluição atmosférica, no entanto também mencionaram outros tipos de poluição: sonora, aquática, ambiental e terrestre.
42% respondeu que todas as poluições as afectam, 33% das pessoas respondeu que a poluição que mais lhes afecta é a do ar, 17% respondeu que é a sonora. Os restantes 8% mencionaram que a do solo é que mais lhes afectam.
No que refere à reciclagem grande percentagem das pessoas que responderam, fazem separação de lixo em casa (75%), e apenas 17% não o fazem. No entanto existe ainda uma percentagem mínima (8%) que fazem algumas vezes. Os materiais que as pessoas mais reciclam em casa são o vidro, o plástico e o papel. No entanto também há quem recicle relva.
Relativamente ao conhecimento de associações relacionadas com reciclagem, uma grande maioria das pessoas tem conhecimento da sua existência (84%), e apenas 16% dizem não ter conhecimento ou conhecerem pouco.
Em relação ao comportamento que as pessoas têm quanto ao lixo deitado para o chão, maior parte das pessoas (83%) repreendia ao ver alguém deitar lixo para o chão. Os restantes 17% respondeu que iria apanhar o lixo à frente da própria pessoa.
As 12 pessoas responderam que contribuem para poluição.
Após análise do inquérito, verificamos que todas as pessoas inquiridas, têm a consciência de que poluem, mas que é inevitável produzirem lixo. Logo a preocupação principal será tentar reciclar o mais possível do lixo produzido, de modo a termos um mundo melhor, para as gerações futuras.


Trabalho realizado por: Catarina, Laura, Mariana e Tânia.

1 comentário:

Daniela e Tânia disse...

adoro este trabalho, é muito imtersante.