terça-feira, 11 de maio de 2010

Traumatismo Craniano

Todos os traumatismos violentos na cabeça são potencialmente graves, uma vez que podem afectar o cérebro. Alguns deles, colocam a vítima em perigo de vida e nestes casos, são necessários cuidados médicos.

Os sinais indicativos de traumatismo craniano são sonolência, dores de cabeça, náuseas ou vómitos, visão enevoada ou dupla e tonturas. Devemos estar ainda alerta para alterações de consciência, perda de memória, discurso repetitivo em que a vítima faz sucessivamente a mesma pergunta, hematomas locais e assimetria das pupilas.

Mas, que passos seguir após o incidente, de forma a estabilizar e socorrer a vítima da melhor forma?

1 – Antes de mais nada, há que verificar o estado de consciência da vítima. Se estiver inconsciente e caso o traumatismo na cabeça tenha sido directo, como uma pancada, por exemplo, coloque-a deitada de lado, em posição lateral de segurança. Se o traumatismo for devido a queda ou se outras áreas do corpo possam estar envolvidas, há que suspeitar de traumatismo vertebromedular associado. Neste caso, não deve mobilizar a vítima! Providencie transporte ao hospital, contactando o 112.

2 – Se pela avaliação da vítima verificar que esta se encontra consciente, ajude-a encontrar uma posição confortável, sentada ou deitada com a cabeça ligeiramente elevada com recurso à utilização de a uma almofada. Verifique se há feridas ou escoriações do couro cabeludo. Estas podem sangrar severamente, sem que tal seja indicativo de gravidade. Utilize compressas ou um pano limpo de forma a fazer pressão no local ou locais das hemorragias. Aplique uma ligeira pressão sobre estas enquanto não chega a ajuda. Pode solicitar a ajuda da vítima para esta tarefa e caso as compressas repassem o sangue, aplique novas sobre estas.

3 – Verifique o estado da vítima a intervalos frequentes, anotando as alterações do seu estado de consciência, caso existam. Observe as pupilas da vítima com atenção, verificando se o tamanho de ambas é o mesmo ou se difere entre ambas. O facto de uma pupila estar mais dilatada e outra mais contraída, é considerado uma situação de extrema gravidade.

4 – Outra situação que pode presenciar é a saída de líquido por um ouvido. Se tal ocorrer, aplique uma compressa esterilizada e fixe-a com uma ligadura. Não faça pressão sobre o canal auricular e peça à vítima que incline a cabaça para o lado lesado.

in: http://www.ruadireita.com/saude/info/cuidados-com-um-traumatismo-craniano/

Sem comentários: