segunda-feira, 3 de maio de 2010

Os biocombustíveis


Eles andam aí, mas continuam a ser um tema estranho ou desconhecido. Biodisel, bioetanol, biogás...sabe o que podem fazer pela economia, pela agricultura e pelo ambiente? Enquanto na Europa se fala de 5.75 % como meta para 2010, no Brasil a taxa de incorporação é de 40%...

Quais as vantagens dos biocombustíveis?

No aspecto político-económico, a grande vantagem é tornar os países mais independentes dos fornecedores de petróleo, não ficando sujeitos às variações de mercado, cujos preços se prevê que subam cada vez mais.
No plano ambiental, a utilização de biocombustíveis tem como consequência a redução da emissão de GEE (Gases com Efeito de Estufa), responsáveis pelo aquecimento global.
Terceira vantagem: gerar desenvolvimento rural, em especial nos países em desenvolvimento e que têm grande potencial para a produção de biomassa (é o caso dos países Africanos, da América Latina e Central e Asiáticos).

O que torna os biocombustíveis menos poluentes?

Um dos principais problemas ambientais da utilização de combustíveis fósseis como a gasolina e o gasóleo é a emissão de GEE para a atmosfera, em especial o CO2 - existem outros gases mais poluentes, mas o que é emitido em maior escala é o dióxido de carbono. Além do petróleo, há no subsolo uma reserva de carbono. O petróleo é a matéria orgânica em decomposição e quando é extraído vem acompanhado do carbono que está no subsolo e que depois é lançado na atmosfera através da queima. Este processo liberta gases que provocam o efeito de estufa e consequentemente o aquecimento global. No caso dos biocombustíveis isso não acontece. No momento em que se processa a planta para a produção de combustível, o carbono que é queimado vem da própria planta (as plantas produzem-no através do sol e do ar). Ou seja, é retirado da atmosfera, e quando queimado é devolvido à atmosfera. É um ciclo que não incrementa a concentração de CO2.

http://ambiente.maiadigital.pt/Members/hugosilva/biocombustiveis/

4 comentários:

madalena disse...

gosto muito deste trabalho eu adoro o nosso blogue

susana disse...

esta altamente

andreia disse...

eu comcordo com elas maninas adoro boe e esta bom que e para as pessoas nao aprenderen

Amigas da Natureza disse...

esta fixe