segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Poluição sonora nos oceanos prejudica animais

Os motores dos navios, o aumento do tráfego marítimo, os testes sísmicos e os radares militares tornam os mares e oceanos tão barulhentos que a vida marinha encontra-se ameaçada, alertam os especialistas ambientais da ONU (Organização das Nações Unidas) na Convenção Sobre as Espécies Migratórias, em Roma.
Segundos estes cientistas, a “cacofonia marítima” juntamente com as mudanças climáticas – que aumentaram a acidez da água, diminuindo assim a absorção do sons de baixa frequência – estão a pôr em risco a sobrevivência de várias espécies marinhas, sobretudo os mamíferos como as baleias e os golfinhos que dependem do som para comunicar e se orientar.
“Chamem-lhe o ‘Efeito Festa’”, diz Mark Simmonds, o director da Sociedade de Conservação das Baleias e Golfinhos, uma organização não-governamental britânica, “vai-se falando mais e mais alto até que mais ninguém percebe o que se diz”.
Muitos grupos ambientais notam que muitos dos casos de golfinhos e baleias que têm dado à costa estão ligados à poluição sonora, revelou ainda Simmonds.

http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?contentid=4C34305C-8D56-41DD-8E27-8B7976C57E6F&channelid=BA8D4B38-E40A-43FE-881C-F3CF2FDA95FA

1 comentário:

Mariana e Daniela disse...

É importante esperamos que as pessoas façam isto!!!