quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Texugo


A sua pelagem de cores contrastantes - onde se misturam o preto e o branco - confere-lhe uma originalidade que o torna difícil de confundir-se com qualquer outro mamífero da nossa fauna. O corpo é robusto e um pouco alongado, com a cabeça pequena de orelhas pouco evidentes e focinho pontiagudo. A cabeça é branca com duas listas pretas que se alargam longitudinalmente da zona dos olhos para as orelhas. Nas patas anteriores são visíveis garras potentes que utiliza essencialmente na escavação das tocas. Tem um comprimento máximo de 80 cm e um peso médio de 8 kg entre Março e Maio e de 12 kg entre Setembro e Fevereiro. Vive em tocas forradas como se de um ninho se tratasse. Estas são formadas por diversos túneis e câmaras com ninhos, e contam com muitas entradas.

É um animal de hábitos essencialmente nocturnos, iniciando a sua actividade apenas após o pôr do Sol. Alimenta-se de pequenos mamíferos roedores, insectívoros e invertebrados (sobretudo minhocas e caracóis). Os frutos, raízes e bolbos também fazem parte da sua diversificada dieta alimentar. Vive em grupos com uma média de cinco a seis indivíduos, mas caça sozinho.

A época do cio ocorre na Primavera e os nascimentos verificam-se no Verão, tendo a gestação uma duração aproximada de dois meses. As ninhadas - apenas uma por ano - são geralmente compostas por 3 a 6 indivíduos. Os casais reprodutores mantêm-se juntos todo o ano. Vive um máximo de 14 anos, sendo por vezes vítima de atropelamento.

in Wikipédia

Sem comentários: