quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A Lagartixa-de-dedos-dentados


A lagartixa-de-dedos-dentados[2] (Acanthodactylus erythrurus), é considerado o membro mais rápido da família dos Lacertídeos. O nome da lagartixa refere-se às espículas dispostas como um pente nas suas patas posteriores.

O Acanthodactylus é nativo de uma grande área de África e sul da Europa, sendo encontrada pelo deserto do Saara e na Península Ibérica. Apesar do lagarto preferir regiões secas e de parca vegetação, não está restrita a terrenos áridos, e é comum encontra-los em outros ambientes.

A coloração do lagarto e o padrão das suas manchas é extremamente variável. Como resultado, certas variações têm sido classificadas de tempo a tempo como espécies separadas.

A lagartixa-de-dedos-dentados tem uma natureza um pouco agressiva. Como todos os membros do género, morde tenazmente se alguém o tentar apanhar. Indivíduos estão constantemente envolvidos em lutas com outros membros da espécie e os machos defendem extenuadamente as fronteiras do seu território.

O Acanthodactylus é ovíparo. O número de ovos numa postura varia entre três a sete. O comprimento médio de um adulto está entre os 18 e os 20 centímetros.


in Wikipédia

1 comentário:

Daniela e Mariana disse...

Este animal tem um nome muito engraçado mas é um bocado visco