quinta-feira, 30 de abril de 2009

O berlinde


O berlinde


Cada criança colocará 2,3 berlindes no centro de um círculo desenhado no chão, com cerca de trinta centímetros. Individualmente, cada criança, a partir de um local estipulado como partida, lança o seu berlinde, dobrando o seu dedo indicador e impulsionando-o com a unha do polegar. Se a criança conseguir atirar para fora do círculo alguns berlindes, automaticamente ficará com eles. Sempre que tal aconteça a criança joga novamente, caso contrário, passa a vez para a criança seguinte


Variante
Faz-se um buraco na terra, tamanho de um berlinde, dominada a Buraca.
Para que as crianças saibam quem inicia o jogo, cada uma, lança o seu berlinde, de um local previamente estipulado, tentando colocá-lo mais próximo possível da Buraca. Quem se aproximar mais é o primeiro a jogar. Essa criança deve lançar o seu berlinde do local onde se encontra para que embata num do adversário, com a finalidade de colocar todos os berlindes em jogo, na Buraca.

Se a criança conseguir tocar num berlinde, a jogar, até três vezes, no máximo. Quando uma criança coloca, apenas com um lançamento um berlinde de outra criança na Buraca, ganha esse berlinde. Se num lançamento o berlinde da próxima criança cair ao buraco, ela perde-o.



http://www.prof2000.pt/users/cfpoa/jogosinfantis/berlindes.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

O jogo do berlinde e muito giro