quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bisca


Bisca (ou menos conhecido como bíscola) é um jogo de cartas que utiliza-se do baralho espanhol (de 40 cartas), cujo principal objectivo é acumular mais pontos que o adversário, baseando-se nas cartas que são pescadas e descartadas. O número de participantes pode variar de 2 até 4 jogadores. Para 4 jogadores deve-se jogar em duplas.
Após embaralhar e cortar, é retirada uma carta do baralho, cujo naipe determinará o “trunfo” (ou bisca). Trunfo é o naipe que vai predominar sobre os outros naipes, quando as cartas descartadas forem recolhidas.
Durante o jogo, a carta “trunfo” fica em baixo do baralho, mas de maneira visível. Essa carta pode ser trocada pelo “7″, do mesmo naipe, se for de maior valor (em algumas regiões, diz-se que o “7″ pode ser trocado pelo “2″ de mesmo naipe).
O jogador que cortou o baralho começa descartando uma carta, das 3 que recebe no início do jogo. Em seguida o adversário descarta uma de suas cartas, que vai determinar se ele pega ou entrega as cartas da mesa, baseando-se nos seguintes critérios:
Se as cartas são do mesmo naipe, a carta de maior valor (ou maior numero para cartas sem valor de contagem) vence, e o quem a jogou leva as cartas da mesa.
Se as cartas são de naipes diferentes e não há um “trunfo” entre elas, quem jogou a primeira carta leva as cartas da mesa.
Se as cartas são de naipes diferentes e há um “trunfo” entre elas, quem jogou o trunfo leva as cartas da mesa.
Se as todas as cartas são trunfos, a decisão é como o primeiro critério.
Após serem recolhidas as cartas (cada jogador tem 2 cartas na mão, nesse momento), os jogadores pegam uma nova carta no baralho (primeiro o jogador que levou as cartas da mesa) e isso se repete até que se terminem as cartas do baralho.
O valor de cada carta é definido assim:
Ases: 11 pontos cada
Todos os “5″: 10 pontos cada (ver nota)
Todos os “12″ ou reis: 4 pontos cada
Todos os “11″ ou cavalos: 3 pontos cada
Todos os “10″ ou valetes: 2 pontos cada
Demais cartas: não têm valor de contagem
Nota: Em algumas regiões, os “3″ tem valor 10 ao invés dos “5″, sem explicação aparente.
Ao final do jogo, contam-se os pontos somando-se as cartas obtidas. Como a pontuação máxima é 120 pontos, um jogador que acumular 60 ou mais pontos antes do jogo terminar já é o vencedor.
A bisca pode ser jogada em duplas, onde cada jogador fica de frente para o seu par. No jogo de duplas, é comum que cada jogador mostre suas cartas ao parceiro na última rodada.


Site: http://jogosdecartas.hut.com.br/bisca/

1 comentário:

Anónimo disse...

EstE JOGO E O MAIS bonito de todos