quinta-feira, 23 de abril de 2009

Xun

O Xun é o mais antigo instrumento musical de sopro da China e tem cerca de 7 mil anos de História.
O Xun vem de um tipo de instrumento de caça. Na antiguidade, as pessoas amarravam uma pedra ou bola de barro e lançavam para caçar pássaros e animais. Algumas pedras produziam sons quando giravam com a corda. Outras pessoas sopravam a pedras vacuás para divertimento. Pouco a pouco este tipo de instrumento de caça tornou-se o Xun.
O Xun primitivo foi feito de pedra ou ossos de animais ou cerâmica em formas achatada, elipse, global e de peixe ou pêra. O Xun em forma de pêra é mais popular.
O Xun de base plana tem um orifício de sopro na parte superior e vários outros nas partes laterais. O mais antigo Xun só tinha um orifício de sopro e um no corpo. Em século três, antes do Cristo, apareceu o Xun com seis orifícios.
Em fins da década de 30 do século 20, o professor do Conservatório Musical da China , Cao Zheng começou a produzir o Xun de cerâmico. Com base do Xun em forma de pêra, o professor Cheng Cong projectou novo Xun de nove orifícios com cerâmica violeta da cidade de Yixing, Província de Jiansu. Além de manter a forma e estilo antigo, o novo Xun pode exprimir músicas de baixo timbre. Além disso, o novo Xun têm seus orifícios colocados de forma regular, satisfazendo os hábitos de interpretação dos artistas da actualidade.
O aparecimento do Xun de nove orifícios explica a renovação e o renascimento do antigo Xun na China. O artista, Zhao Lianshan, um dos alunos do professor Cheng Cong produziu um tipo de Xun de madeira com dez orifícios, solucionando o problema de que o Xun não podia exprimir músicas de alta tonalidade.
O Xun fazia parte de orquestras de cortes imperiais na história chinesa. Tinha dois tipos de Xun, o Songxun e o Yaxun. O Songxun em forma de ovo é mais pequeno com som alta, enquanto o Yaxun também em forma de ovo é mais grande com som baixa. O Xun interpretava músicas com o acompanhamento de Chi, outro tipo de instrumento musical de sopro feito com bambu. No "Livro de cantares", o mais antigo livro de poesias e cantos da China descreve: " O Boshi soprava o Xun e o Zhongshi tocava Chi". Esta frase exprime a amizade e convivência harmoniosa entre os dois irmãos.
.
in Wikipedia

Sem comentários: