quinta-feira, 23 de abril de 2009

Xun

O Xun é o mais antigo instrumento musical de sopro da China e tem cerca de 7 mil anos de História.
O Xun vem de um tipo de instrumento de caça. Na antiguidade, as pessoas amarravam uma pedra ou bola de barro e lançavam para caçar pássaros e animais. Algumas pedras produziam sons quando giravam com a corda. Outras pessoas sopravam a pedras vacuás para divertimento. Pouco a pouco este tipo de instrumento de caça tornou-se o Xun.
O Xun primitivo foi feito de pedra ou ossos de animais ou cerâmica em formas achatada, elipse, global e de peixe ou pêra. O Xun em forma de pêra é mais popular.
O Xun de base plana tem um orifício de sopro na parte superior e vários outros nas partes laterais. O mais antigo Xun só tinha um orifício de sopro e um no corpo. Em século três, antes do Cristo, apareceu o Xun com seis orifícios.
Em fins da década de 30 do século 20, o professor do Conservatório Musical da China , Cao Zheng começou a produzir o Xun de cerâmico. Com base do Xun em forma de pêra, o professor Cheng Cong projectou novo Xun de nove orifícios com cerâmica violeta da cidade de Yixing, Província de Jiansu. Além de manter a forma e estilo antigo, o novo Xun pode exprimir músicas de baixo timbre. Além disso, o novo Xun têm seus orifícios colocados de forma regular, satisfazendo os hábitos de interpretação dos artistas da actualidade.
O aparecimento do Xun de nove orifícios explica a renovação e o renascimento do antigo Xun na China. O artista, Zhao Lianshan, um dos alunos do professor Cheng Cong produziu um tipo de Xun de madeira com dez orifícios, solucionando o problema de que o Xun não podia exprimir músicas de alta tonalidade.
O Xun fazia parte de orquestras de cortes imperiais na história chinesa. Tinha dois tipos de Xun, o Songxun e o Yaxun. O Songxun em forma de ovo é mais pequeno com som alta, enquanto o Yaxun também em forma de ovo é mais grande com som baixa. O Xun interpretava músicas com o acompanhamento de Chi, outro tipo de instrumento musical de sopro feito com bambu. No "Livro de cantares", o mais antigo livro de poesias e cantos da China descreve: " O Boshi soprava o Xun e o Zhongshi tocava Chi". Esta frase exprime a amizade e convivência harmoniosa entre os dois irmãos.
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Sheng

O Sheng é um órgão de boca que teve origem na China há já 3.000 anos. Uma vez introduzido na Europa, viria a inspirar, no início do século XIX, o desenvolvimento de instrumentos de palheta como a harmónica ou o acordeão.O sheng tradicional tinha 17 tubos e palhetas, tendo evoluído para as actuais 21, 24 e 36 palhetas. Desempenha um importante papel nas orquestras de instrumentos tradicionais chineses, sendo também usado a solo ou integrado em orquestras.
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A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas


A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada trazida da Europa. A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrário, destrançando as fitas.

terça-feira, 21 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O trompete


Trompete

O trompete é instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos metais, caracterizada por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão (por metonímia). Quem toca o trompete é chamado de trompetista.
O trompete é um tubo de metal, com um bocal no início e uma campanha no fim. A distância percorrida pelo ar dentro do instrumento é controlada com o uso de pistos. Além dos pistos, as notas são controladas pela pressão dos lábios do trompetista e pela velocidade com que o ar é soprado no instrumento.
O trompete é utilizado em diversos géneros musicais, sendo muito comumente encontrado na música clássica e no jazz. Em estilos mais acelerados, como o ska, e latinos como o mambo e a salsa, bem como no maracatu rural, na zona da mata do norte de Pernambuco.

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Ténis


Ténis é um desporto de origem britânica, disputado em courts/quadras geralmente abertos e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), saibro (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meios-campos por uma rede, e o objectivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Bola de ténis
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).
O ténis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos
PE e sets/partidas PE. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-6-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo PB/encontro PE aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.
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Os Gatos e Khem




Os Gatos e Khem

No antigo Egipto, o gato era venerado como um deus, encarnado na cabeça de Bastet. Deusa da caça, da boa saúde, da fertilidade, do amor, da alegria, da dança e da luz; filha do Deus Sol. Representada com a cabeça de felino e corpo de mulher, trazia numa das mãos um sistro, instrumento de percussão usado pelas bailarinas, e, na outra, a cabeça da deusa leoa Sekhmet. Esta era, na verdade, a sua contraparte: quando Bastet se enfurecia transformava-se na terrível Sekhmet uma leoa que punha fogo pela garganta. Passada a cólera metamorfoseava-se novamente em gata, reassumindo sua docilidade. Bastet era sempre representada com uma ninhada de gatinhos a seus pés para simbolizar a fertilidade. Não é sem razão que os egípcios deram a Bastet, o aspecto de gata, pois é um animal notável de resistência, de saúde e fertilidade.

Bastet era a cidade onde se situava o principal templo dedicado aos gatos e para onde, todas as Primaveras, convergiam mais de 500 mil pessoas para assistirem ao festival sagrado. Cerca de 100 mil gatos mumificados eram enterrados em cada festival, em honra da felina "virgem-deusa" (a qual foi presumidamente segundo alguns sectários, a precursora da Virgem Maria). Os festivais de Bastet eram conhecidos como os mais populares e desejados em todo o antigo Egipto, como um sucesso, talvez não totalmente alheio ao fato de incluir selvagens celebridades orgíacas e "frenéticos rituais".

O culto do gato era tão popular que subsistiu durante perto de 2000 anos.

Os gatos eram enfeitados com jóias e perfumados com as mais finas essências. Foram os egípcios, alias, que os domesticaram há 5.000 anos, quando capturavam gatos selvagens no norte da África e os usavam para proteger suas mercadorias da invasão de ratos nos celeiros.

in http:\\blogs.abril.com.brumbandaastrologica200810khem-os-gatos-no-egito.html.doc

Bolo de Canela (Beira Baixa)


Bolo de Canela (Beira Baixa)
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Ingredientes:
2 ovos
2 chávenas de açúcar
1 chávena de leite
1 chávena de azeite
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicabornato
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Confecção:
Batem-se os ovos com o açúcar.
Junta-se o azeite e bate-se.
Junta-se o leite e a canela e bate-se.
Peneira-se a farinha com o bicarbonato e mistura-se rapidamente ao preparado anterior.
Leva-se a cozer em forno médio numa forma com buraco untada e polvilhada.
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in http://www.portugal.gastronomias.com/

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai, dia de São José - 19 de Março



Dia do Pai

O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos.
Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

Nos
Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Neste país é comemorado no terceiro Domingo de Junho.
Em
Portugal é comemorado a 19 de Março.
No
Brasil, é comemorado no segundo Domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Em Portugal, o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março porque este é o dia de São José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.
São José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus. A sua história vem contada na Bíblia.
O culto a São José começou no século IX.
Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte.
E assim ficou a ser o seu dia!
Tornou-se também o santo padroeiro (protector) dos carpinteiros, pela profissão que tinha.
O nome José vem do hebreu, Youssef, e significa "que Deus acrescente".

Países que celebram no terceiro Domingo de Junho:
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África do Sul
· Argentina
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Canadá
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Chile
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Eslováquia
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Estados Unidos
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Filipinas
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França
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Hong Kong
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Holanda
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Índia
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Irlanda
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Japão
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Macau
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Malásia
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Malta
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México
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Peru
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Reino Unido
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Turquia
·
Venezuela

Países que celebram noutras datas:
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Áustria: segundo Domingo de Junho
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Austrália: o primeiro Domingo em Setembro
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Bélgica: St Joseph's day (19 de Março), e o segundo Domingo em Junho ("Secular")
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Brasil: segundo Domingo de Agosto
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Bulgária: 20 de Junho
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Dinamarca: 5 de Junho
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República Dominicana: último Domingo de Junho
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Alemanha: no Dia da Ascensão
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Coreia do Sul: 8 de Maio, Dia do Pai (ambos).
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Lituânia: o primeiro Domingo de Junho
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Nova Zelândia: o primeiro Domingo de Setembro
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Noruega, Suécia, Finlândia, Estónia: segundo Domingo de Novembro
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Polónia: 23 de Junho
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Portugal, Espanha, Itália: 19 de Março
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Rússia: 23 de Fevereiro (dia do Exército)
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Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
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Taiwan: 8 de Agosto



19 de Março - Dia de São José

O culto a São José começou provavelmente no Egipto, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX proclamou-o "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de Março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de Maio para "São José Operário, o trabalhador".

Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
Descendente de David, São José era carpinteiro na Galileia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.
Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, num sonho, um anjo apareceu e contou-lhe que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu num estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egipto, porque todas as crianças do sexo masculino seriam exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egipto e lá permaneceram até que um anjo os avisasse da morte de Herodes.
Temendo um sucessor do tirano, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galileia.

Outro momento da vida de Cristo, em que José aparece na condição de Seu guardião, foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos.
Na companhia de muitos dos seus vizinhos, José e Maria voltaram para a Galileia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.
Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém numa busca que durou 3 dias.
Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo, no meio dos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que os deixavam admirados.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.
Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

Fonte
Cultura Brasil


Mais actividades para este dia
Educom

quarta-feira, 4 de março de 2009

sábado, 28 de fevereiro de 2009

NA LINGUI YO from STAFF BENDA BILILI







Novo olhar sobre algumas dos mais relevantes edições discográficas para o primeiro trimestre de 2009 com destaque óbvio para o grupo congolês Staff Benda Bilili. Um colectivo de músicos de rua paraplégicos oriundos de Kinshasa que deveriam ter estado na última edição da WOMEX (caso não tivesse havido a habitual dificuldade na obtenção de visto para entrada na Europa). "Très Très Fort" é o primeiro álbum dos Bilili, editado pela etiqueta belga Crammed Discs, que poderia ser uma espécie de terceiro volume da série Congtronics. De referir que o produtor deste disco é Vincent Kenis, responsável pelo som electro-rústico de Kasaï Allstars e Konono nº1.

daqui


mais informação aqui

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vira e o Malhão (Minho)


Minho
O
Minho, sobretudo o Alto Minho, é rico em danças tradicionais, das quais se destacam o Vira a Chula, a Cana Verde e o Malhão. O que mais sobressaí delas, à parte da dança propriamente dita, é o vestuário das mulheres, que com as suas cores e acessórios variados, adornam o bailado, deixando um ambiente mais bonito e elegante.

Bandolim


O bandolim é um instrumento musical surgido na Itália no século XVI. Com formato de pêra e costas abauladas, possui 8 cordas, agrupadas duas a duas. Cada par de cordas está afinado em uníssono, e estão afastados em quintas, semelhantes ao violino (G-D-A-E baixo-para-agudo). Ao contrário do violino, o braço do bandolim é achatado.
No Brasil esse instrumento forma historicamente o conjunto básico, junto com o
cavaquinho (instrumento português), a flauta e o violão, para execução de choros. Jacob do Bandolim é considerado as maiores bandolinas de todos os tempos.Xilofone é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente xilofones percutidos, que consistem em várias lâminas de madeira dispostas cromaticamente. Entre os instrumentos que se podem considerar como metalofones temos o xilofone (propriamente dito), a marimba, o balaço, etc.

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in Wikipedia

Estremadura - Amêijoas à Bulhão Pato


Estremadura
Amêijoas à Bulhão Pato
1 kg de amêijoas;
2 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho;
1 limão;
1 raminho de coentros;
sal e pimenta

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Confecção:
Arranjam-se as amêijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lavam-se em várias águas para largarem a areia.Leva-se ao lume o azeite, deixa-se aquecer e juntam-se os dentes de alho picados. Deixa-se alourar um pouco. Introduzem-se as amêijoas e os coentros finamente picados e tempera-se com sal e pimenta. Mexe-se o recipiente de vez em quando. Quando todas as amêijoas estiverem abertas, regam-se com o sumo de meio limão.Serve-se com o restante limão cortado em quartos.
As cadelinhas, muito apreciadas na outra banda (Barreiro, Montijo, Almada, Caparica, etc.), cozinham-se segundo esta mesma receita.

in http://www.portugal.gastronomias.com/

Hóquei no gelo

Hóquei no gelo é outro desporto popular nos Estados Unidos. Vulgarmente designado por "hockey", em os E.U.A., o jogo é mais popular em regiões do país com um clima frio no Inverno, ou seja, Nova Inglaterra e os estados de Minnesota, Michigan, Nova Iorque, Pensilvânia, Wisconsin, e Dakota do Norte. No entanto, nos últimos anos tornou-se cada vez mais popular hóquei no domingo Belt devido, em grande parte, à expansão da National Hockey League para cidades como Tampa, Florida, Dallas, Texas, e Phoenix, Arizona.
A
NHL é a principal liga profissional hóquei na América do Norte, EUA, com 24 equipas de base e seis canadianos à base de equipas competindo para a Taça Stanley.. Outras ligas profissionais os E.U.A. incluem a American Hockey League e as ECHL. Além disso, nove Estados Unidos à base de equipas a competirem nos campeonatos de três membros da Canadian Hockey League. E.U.A. Hóquei é o órgão oficial para amadores no hóquei nos E.U.A. Os Estados Unidos Hockey Hall of Fame situa-se em Eveleth, Minnesota.

in Wikipedia

Machu-Picchu


Machu-Picchu

No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu ("Velha Montanha"). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazónica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada "perdida" durante mais de três séculos. Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais populares do mundo e foi redescoberto pelo explorador norte-americano Hiram Bingham, em 1911.


http://coelhofirfo.blogspot.com

O LENCINHO


O LENCINHO


Idade: a partir de 7 anos
Duração aproximada: 30 minutos
Jogadores: 9 ou mais
Material: 1 pau de giz, 1 lenço
Actividade: Média

1. Um jogador será o condutor do jogo e encarregar-se-á de segurar no lenço. Divide-se o resto dos participantes por duas equipas e numeram-se a começar do 1.
2. No chão traça-se três linhas paralelas ficando cada uma delas separada da seguinte por 7 metros. Num externo da linha do centro, coloca-se o condutor do jogo, que estende o braço com o lenço. Cada equipa coloca-se atrás de um dos traços.
3. O condutor do jogo diz um número em voz alta. Os jogadores de cada equipa a quem esse número tiver sido atribuído saem a correr. Cada um tenta ser o primeiro a apanhar o lenço e a voltar para junto da sua equipa sem ser apanhado pelo adversário.
4. Se o jogador chega com o lenço ao seu lugar, o perseguidor é eliminado e coloca-se ao lado do condutor do jogo. Se o perseguido for apanhado, é eliminado.
5. Um jogador não pode atravessar a linha central enquanto o seu oponente não tiver agarrado o lenço. Se o jogador faz o gesto de agarra o lenço e o outro atravessa a linha, é eliminado.
6. Quando o jogador é eliminado, atribui-se o seu número a outro membro da sua equipa, que o acrescenta aquele que já tinha.
7. Um jogador que volta a correr para o seu campo com o lenço pode salvar os seus companheiros eliminados, tocando-lhes com a mão. o perseguidos tentará tocar-lhes para voltar a elimina-los.
8. O condutor do jogo irá dizendo números e ir-se-ão fazendo corridas, até que uma das equipas seja eliminada.


Jogos para crianças
Texto: Josep Maria Allué

Migas à Alentejana




Alentejo - Migas à Alentejana


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Ingredientes:


Para 4 a 6 pessoas
500 g de entrecosto ;
250 g de lombo ou de costelas de porco (sem osso);
150 g de toucinho salgado;
800 g de pão de trigo caseiro (duro) ;
3 dentes de alho;
3 colheres de sopa de massa de pimentão;
sal qb


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Confecção:
Corta-se o entrecosto e a carne em pedaços regulares e barram-se bem com os alhos pisados e a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro.Corta-se o toucinho em bocadinhos. Numa tigela de fogo (tigela de barro vidrado muito estreita na base e larga em cima) levam-se a fritar as carnes e o toucinho juntando uma pinguinha de água (para não deixar queimar). Retiram-se as carnes à medida que forem alourando.A gordura (pingo) resultante da fritura das carnes é passada por um passador.Tem-se o pão cortado em fatias. Deita-se o pão na tigela, rega-se com um pouco de água a ferver e bate-se imediatamente com uma colher de pau, esmagando-o. Tempera-se com o pingo necessário, batendo as migas. Estas devem ficar bem temperadas mas não encharcadas de gordura.Sacode-se a tigela, sobre o lume, enrolando as migas numa omeleta grossa.A esta operação dá-se o nome de enrolar as migas.Quando as migas estiverem envolvidas numa crosta dourada e fina, colocam-se na travessa, untam-se com pingo e enfeitam-se com as carnes.
Variante: As migas não são obrigatoriamente enroladas. Podem servir-se com o aspecto de uma açorda grossa (no sentido que a palavra tem no resto de País).
Em Alter do Chão, quando as migas não se enrolam, servem-se com fatias de pão frito e gomos de laranja.
O entrecosto pode ser suprimido aumentando-se a quantidade de carne de febra.
Os dentes de alho podem ser fritos no pingo e retirados antes de se juntar o pão.


in http://www.portugal.gastronomias.com/

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O RATO E O GATO


O RATO E O GATO

Idade: a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Jogadores: 7 ou mais
Material: 1 sapato de ténis ou 1 objecto de tamanho semelhante
Actividade: Média

1. Escolhe-se à sorte um dos participantes para fazer de rato. O rato recebe o sapato de ténis e segura-o na mão.
2. Os restantes jogadores sentam-se no chão com as pernas cruzadas, de modo a formarem um círculo.
3. Uma vez formado o círculo, o rato começa a correr à volta destes. Os que estão sentados não podem virar-se para olhar para o rato.
4. Num determinado momento, o rato deixa o sapato de ténis atrás de um dos jogadores e continua a dar voltas com as mãos vazias á vista.
5. O jogador atrás de quem foi deixado o sapato de ténis é o gato e, assim que apercebe-se que o tem, levanta-se e corre para tentar apanhar o rato.
6. Se o rato conseguir ocupar o sítio desejado pelo gato, este passa a ser rato. Caso contrário, o gato volta para o seu lugar e o jogo continua.


Jogos para crianças
Texto: Josep Maria Allué

Bailinho da Madeira


Madeira
Nas diferentes regiões de Portugal há diferentes tradições, e a Madeira não é excepção. O Bailinho da Madeira, ou simplesmente bailinho, é a dança típica mais conhecida da ilha. É acompanhada do brinquinho - o instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional, que quando chocalhados contra a cana que os sustêm, emite som.

Piano


Piano é um instrumento musical de corda percutida.


Também é definido modernamente como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os batentes, cobertos por um material macio e designados martelos, e sendo activados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo activado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo ressalta de imediato após tocar nas cordas e deixa a corda vibrar livremente.


O piano é amplamente utilizado na música ocidental, no Jazz, para a performance solo e para acompanhamento. É também muito popular como um auxílio para compor. Embora não seja portátil e tenha um preço caro, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.
in Wikipedia

Beisebol


O mais popular no beisebol da liga os E.U.A é Major League Baseball. Por causa do seu 162 jogo cronograma, atrai mais vendas de bilhetes do que qualquer outro desporto nos Estados Unidos, mas não é considerado como o mais popular.


No Major League Baseball as equipas jogam quase todos os dias, de Abril a Outubro. A World Séries é o campeonato da série Major League Baseball, o ponto culminante do desporto em cada Outubro. É jogado entre o vencedor de cada uma das duas ligas, a Liga Americana e a Liga Nacional, o vencedor é determinado através de uma melhor-de-sete partida de desempate.


Baseball incluem jogadores notáveis como Ty Cobb, Babe Ruth, Sandy Koufax, Willie Mays e Hank Aaron.. Beisebol é da variante, softball, também são populares no desporto participativo os E.U.A. No entanto, ao contrário de futebol americano, o beisebol também é popular em muitos outros países, nomeadamente no Japão e nos países latino-americanos, como a República Dominicana, Cuba e Venezuela.


Beisebol assemelha-se um pouco ao desporto Inglês Cricket e desporto irlandês Rounders.


in Wikipedia

Dragão Chinês


Dragão segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos. Representa a energia do fogo, que destrói mas permite o nascimento do novo (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império.


É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas (dragão das águas marinhas).


A Imagem de um dragão azul preside o pólo oeste, o oriente.
O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes de dragão oriental. Descrito como longo, uma criatura semelhante a uma serpente de quatro garras, ao contrário do dragão ocidental que é quadrúpede e representado geralmente como mau, o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chinesa. Os dragões chineses controlam a água nas nações de agricultura irrigada. Este é o contraste com o dragão ocidental, que podem cuspir fogo para mostrar o seu poder mítico. O dragão também é a junção do conceito de yang (masculino) e associado com o tempo para trazer chuva e de água em geral. Seu correlativo feminino é Fenghuang.


O dragão às vezes é usado no ocidente como um emblema nacional de China. Entretanto, este uso dentro da República Popular da China e da República da China em Taiwan é raro.
A princípio, o dragão era historicamente o símbolo do imperador da China. Começando com a Dinastia Yuan, os cidadãos comuns foram proibidos de se associar com o símbolo. O dragão ressurgiu durante a Dinastia Qing e apareceu em bandeiras nacionais.
Em seguida, o dragão tem uma conotação agressiva, militar que o governo chinês deseja evitar. É por estas razões que o panda gigante é de longe mais usado com mais frequência dentro de China como um emblema nacional do que o dragão. Em
Hong Kong, entretanto, o dragão é uma marca desta cidade, um símbolo usado para promove-la internacionalmente.
Muitos chineses frequentemente usam o termo "descendentes do dragão como um símbolo de identidade étnica. Embora esta tendência tenha começado somente quando diferentes nacionalidades asiáticas procuravam símbolos animais para reapresentações na década de 70. O lobo foi usado entre os mongóis, o macaco entre os tibetanos.


Na cultura chinesa actualmente, é mais usado para fins decorativos. É um tabu deformar uma representação de um dragão; por exemplo, uma campanha da propaganda da Nike, que caracterizou o jogador de basquetebol americano LeBron James que matava um dragão (além de bater num mestre velho de KungFu), foi imediatamente censurada pelo governo chinês após o protesto público sobre o desrespeito.


Um número de provérbios e de dialectos chineses também caracteriza referências ao dragão, por exemplo: "Esperando o único filho virar dragão" (望子成龍, também é tão bem sucedido e poderoso quanto um dragão).

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in Wikipédia

Torre de Londres


Atravessando o rio Tamisa, ao lado da Torre de Londres, a Ponte da Torre foi projectada por Horace Jones para combinar com a arquitectura da Torre, mas para funcionar como uma ponte levadiça moderna. Para acomodar o tráfego das embarcações, John Wolfe-Barry calculou um sistema hidráulico e de motores a vapor para erguer a ponte proporcionando uma passagem de 41 metros de largura e 135 de altura. A ponte foi construída em aço revestido com pedra, e foi terminada em 1894. Em 1976, os motores a vapor propulsores do sistema hidráulico foram substituídos por motores eléctricos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jogos Tradicionais - O Lobo


O LOBO

Idade: a partir dos 4 anos
Duração aproximada: 10 minutos
Jogadores: 6 ou mais
Material: Não
Actividade: Elevada

1. Por sorteio, escolhe um jogador para fazer de lobo; os restantes ficam num lugar denominado «casa» e cotam até 100.
2. Enquanto todos contam, o lobo corre a esconder-se. Quando o resto dos jogadores acaba a contagem, sai em busca do lobo.
3. Quando um jogador o descobre, aproxima-se até onde se atrever, dizendo, em voz alta: «vejo um cordeiro lanzudo, lanzudo!» o resto dos jogadores aproxima-se até onde quizer.
4. O lobo permanece quieto até que quem o viu grita: «vejo um cordeiro lanzudo, lanzudo!», e então persegue os outros até à casa.
5. Os que forem apanhados passam a ser lobos e o jogo repete-se. Quando se grita «vejo um cordeiro lanzudo, lanzudo!», todos os lobos podem sair para perseguir.

"jogos para crianças"
Texto: Josep Maria Allué

Caracóis à Algarvia

Algarve - Caracóis à Algarvia
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Ingredientes (para 6 pessoas):
2 kg de caracóis ;
sal ;
paus de oregãos
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Confecção:
Oito dias antes de se cozinharem põem-se os caracóis dentro de um recipiente com furos e tapados com uma rede (ou com uma peneira) e dá-se-lhes farinha de trigo ou sêmeas. Durante este espaço de tempo, os caracóis eliminarão as toxinas que possam ter e a farinha ajudá-los-á a engordar.

Passado o referido tempo lavam-se os caracóis em várias águas com sal, esfregando-os. Os caracóis estão prontos quando na água não houver sinais de visco.Introduzem-se os caracóis numa panela com água fria abundante e levam-se ao lume, inicialmente fraco e aumentando progressivamente o calor para que os caracóis deitem a cabeça de fora. À água junta-se sal grosso, e quando os caracóis estiverem praticamente cozidos adicionam-se os paus de oregãos. As folhas dos oregãos não devem fazer parte deste tempero porque transmitem aos caracóis um sabor amargo que não é apreciado no Algarve.

Os caracóis cozem durante meia hora ou, no máximo, 40 minutos.

Comem-se bem quentes, tirando-os das conchas com um alfinete.
Há quem junte um pouco de pimenta ou de malagueta.
São geralmente comidos nas noites quentes de Verão e ao ar livre.

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Bom apetite.

Cricket

Se bem que o Cricket está oficialmente reconhecido como o desporto nacional de Inglaterra, para muita gente o futebol é o desporto rei, o mais importante. O futebol é incrivelmente popular no Reino Unido, a Inglaterra é a casa e origem de algumas das equipas mais importantes, poderosas e ricas do mundo, como o LiverpoolCricket - a primeira partida de cricket de que há conhecimento teve lugar em Coxheat, Kent, no ano de 1646. A primeira partida foi entre os condados de Surrey e Kent, e foi no dia 29 de Junho do ano de 1709.
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Antes do cricket ser inventado, os jogadores lançavam pedras e outros objectos mortais uns aos outros. Afortunadamente, tal foi erradicado. Nos dias que correm, a bola de cricket é muito mais amigável, fabrica-se em Cork e é feita de pele/cabedal.
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O jogo de Cricket joga-se numa tarde só ou em vários dias, o tempo é elástico neste sentido. O conceito global do cricket é muito parecido ao do baseball, as equipas batem sucessivamente até marcarem, enquanto a equipa adversária em campo tenta acabar com os turnos da equipa que se encontra a bater a bola.
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Danças de Portugal - Corridinho Algarvio


A dança em Portugal depende muito do folclore português e este, por sua vez, das diferentes regiões do país. Das muitas danças que existem, podem destacar-se o Fandango, a Dança de Roda, a Valsa de Dois Passos, a Chotiça, o Corridinho, o Vira e o Verde Gaio.
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Algarve
O corridinho é uma das danças tradicionais de maior expressão no Algarve. É dançado aos pares, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida. Apesar de ser no Algarve que atinge maior notoriedade, também na Estremadura faz parte do folclore local.
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A Muralha da China


A Muralha da China, também denominada de Grande Muralha, corresponde a uma intrigante construção arquitectónica edificada na época da China Imperial com finalidade militar.
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A construção da Muralha foi realizada no decorrer de dois milénios, abrangeu muitas dinastias, não é constituída somente por uma estrutura e sim composta por várias muralhas. No início de sua construção a utilização era fundamentalmente militar, hoje representa um dos principais símbolos da China e se consagra como um importante ponto turístico.
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A construção da Muralha teve início no ano 220 A.C. e sua conclusão ocorreu somente no século XVI, na dinastia Ming. De acordo com historiadores, para conceber tal monumento foi necessário o uso da mão-de-obra de milhões de pessoas.
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Os colonizadores europeus que chegaram ao continente asiático, mais precisamente na China, permaneceram perplexos ao contemplar o elevado grau de desenvolvimento tecnológico inserido nas civilizações da Índia e China, pois se tratava de uma época remota.
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Apesar disso, os chineses já dominavam diversos assuntos como a matemática, astronomia, artes, cartografia e possuíam domínio pleno em técnicas de engenharias destinadas à construção de edificações tais como a muralha.
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Um dos principais, senão o mais importante, exemplos de aplicação de conhecimentos de engenharia é a Muralha, imensa construção arquitectónica que possui aproximadamente 2.300 quilómetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura, é considerada como uma das mais fantásticas obras construídas pelo homem, hoje é reconhecida com uma das sete maravilhas do mundo.
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O objectivo militar da Muralha da China era de impedir a entrada de tribos nómadas oriundas da Mongólia e da Manchúria, essa construção pretendia defender o norte do país contras tais invasores.
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quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Big Ben


Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tão pouco sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sar Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino, fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
O nome do relógio é Tower Clock, ou Clock Tower, e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho. Certa vez uma família de pássaros pousou no seu ponteiro e o desregulou em cinco minutos.

O que é a Música?




A Música (do grego μουσική τέχνη - musica téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Actualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objectivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A música expandiu-se ao longo dos anos, e actualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas actividades colectivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma actividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humanas.
Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e manipula o som e o organiza no tempo. Talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do tempo é simultaneamente físico e emocional. Como "arte do efémero", a música não pode ser completamente conhecida e por isso é tão difícil enquadrá-la em um conceito simples.
Um dos poucos consensos é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia). Ritmo, melodia e harmonia são entendidos aqui apenas em seu sentido de organização temporal, pois a música pode conter propositadamente harmonias ruidosas (que contém ruídos ou sons externos ao tradicional) e arritmias (ausência de ritmo formal ou desvios rítmicos).
E é nesse ponto que o consenso deixa de existir. As perguntas que decorrem desta simples constatação encontram diferentes respostas, se encaradas do ponto de vista do criador (compositor), do executante (músico), do historiador, do filósofo, do antropólogo, do linguista ou do amador. E as perguntas são muitas:
Toda combinação de sons e silêncios é música?
Música é arte? Ou de outra forma, a música é sempre arte?
A música existe antes de ser ouvida?
O que faz com que a música seja música é algum aspecto objectivo ou ela é uma construção da consciência e da percepção?

Vacas Sagradas


Na Índia acreditam em reencarnação, não apenas de humanos para humanos, mas de animais para humanos também. Como há uma relação afetuosa com esses animais, em virtude do fornecimento de leite e manteiga, além da dolicilidade das vacas, eles a elevaram à um status humanizado, e acreditam que em sua próxima encarnação a Vaca nascerá como um ser humano.
É por isso é que eles não as matam.


in Yahoo!

A Lenda do Galo de Barcelos


Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência. Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.