terça-feira, 10 de novembro de 2009


A Rã/Rela

Descrição
Mede cerca de 5 cm de comprimento. Os olhos são proeminentes e tem a pupila arredondada. A pele verde vivo é lisa, no entanto tem uma banda escura que começa no focinho, atravessa o olho e se prolonga até aos membros posteriores.

Onde se encontra:

Vive em toda a Europa e na região Ocidental da Ásia. Na Península Ibérica vive essencialmente no Alto Alentejo, por isso pode ver-se na Quinta do soldado (perto do Reguengo) e nos concelhos de Castelo de Vide e de Marvão.

Habitat Vive nas águas dos charcos, lagoas e ribeiros, mas também se pode encontrar a apanhar sol no meio da vegetação(juncos, canas). Muito sensível, por isso, ao menor ruído, mergulha na água e escondo-se entre as plantas aquáticas
Alimentação:Na sua dieta incluem-se inúmeros animais invertebrados, como formigas, aranhas, borboletas, grilos, moscas e centopeias.
Reprodução
A reprodução é feita através de ovos, que são postos junto a charcos ou remansos de ribeiras, sempre com vegetação aquática abundante. A fêmea deposita os ovos isolados, entre 800 a 1000. Estes pequenos ovos aderem à vegetação aquática ou depositam-se no fundo dos charcos onde permanecem até Maio, quando nascem os girinos.
Porque está em vias de extinção? É considerada uma espécie em vias de extinção porque os agricultores utilizam nas suas culturas muitos pesticidas que contaminam os charcos onde vive. A drenagem dos charcos e a destruição da vegetação são outros dos problemas com que me debato para sobreviver.
O que se fazer para a salvar:

Sensibilizar os agricultores para o perigo da utilização dos pesticidas. Pode-se também fazer campanhas de informação e sensibilização para preservação da espécie.

1 comentário:

Amigas da Natureza disse...

ESTE TAMBEM ESTA MUITO BINITO ...
BOM TRABALHO