segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chuva ácida



O termo "chuva ácida" refere-se à acidez acentuada produzida na água da chuva pela poluição atmosférica. Este termo foi pela primeira vez utilizado em 1858 e tem sido usado desde então.
De facto, toda a chuva tem acidez natural, resultante da combinação do dióxido de carbono existente na atmosfera com a água, formando ácido carbónico, um ácido fraco, que faz com que o pH da chuva seja próximo de 5.6. No entanto, o pH da água da chuva tem decaído constantemente desde o início da revolução industrial. Isto deve-se ao facto de alguns compostos poluentes, como o dióxido de enxofre e os óxidos de azoto, contribuírem para a contínua acidificação da chuva.
Os óxidos de azoto, cujos principais emissores são os veículos automóveis, reagem com as moléculas de água, originando ácido nítrico; o mesmo se passa com o dióxido de enxofre, também expelido pelos automóveis, que ao reagir com a água origina ácido sulfúrico. Isto faz com que o pH da chuva baixe, muitas vezes para valores próximos de 3.
As chuvas ácidas são responsáveis pela alteração das características dos solos e pela ocorrência de lesões graves nas plantas, tendo causado danos irreversíveis em algumas florestas da Europa do Norte e central; este fenómeno causa ainda a acidificação de lagos e cursos de água naturais.

http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0032_ordenamento/html/chuvac.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom trabalho Ecológicas !!!!!