quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O LENCINHO


O LENCINHO


Idade: a partir de 7 anos
Duração aproximada: 30 minutos
Jogadores: 9 ou mais
Material: 1 pau de giz, 1 lenço
Actividade: Média

1. Um jogador será o condutor do jogo e encarregar-se-á de segurar no lenço. Divide-se o resto dos participantes por duas equipas e numeram-se a começar do 1.
2. No chão traça-se três linhas paralelas ficando cada uma delas separada da seguinte por 7 metros. Num externo da linha do centro, coloca-se o condutor do jogo, que estende o braço com o lenço. Cada equipa coloca-se atrás de um dos traços.
3. O condutor do jogo diz um número em voz alta. Os jogadores de cada equipa a quem esse número tiver sido atribuído saem a correr. Cada um tenta ser o primeiro a apanhar o lenço e a voltar para junto da sua equipa sem ser apanhado pelo adversário.
4. Se o jogador chega com o lenço ao seu lugar, o perseguidor é eliminado e coloca-se ao lado do condutor do jogo. Se o perseguido for apanhado, é eliminado.
5. Um jogador não pode atravessar a linha central enquanto o seu oponente não tiver agarrado o lenço. Se o jogador faz o gesto de agarra o lenço e o outro atravessa a linha, é eliminado.
6. Quando o jogador é eliminado, atribui-se o seu número a outro membro da sua equipa, que o acrescenta aquele que já tinha.
7. Um jogador que volta a correr para o seu campo com o lenço pode salvar os seus companheiros eliminados, tocando-lhes com a mão. o perseguidos tentará tocar-lhes para voltar a elimina-los.
8. O condutor do jogo irá dizendo números e ir-se-ão fazendo corridas, até que uma das equipas seja eliminada.


Jogos para crianças
Texto: Josep Maria Allué

4 comentários:

Anónimo disse...

jogos para miúdos
Eh

Anónimo disse...

Quarteto fantasia, esta informação ajudou-me muito.

Manuela f disse...

EU GOSTO MUITO DO VOSSO TRABALHO

Anónimo disse...

esse jogo é para miudos