segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Cegonha Negra


Costumam nidificar em alturas de Primavera e Verão em chaminés, postes de electricidade, topos de igrejas (cegonha branca) e nos ninhos dos anos anteriores. A Cegonha Negra é mais indiscreta do que a sua congénere, sofrendo por isso mais com a crescente humanização e consequente desflorestação. Preferem lugares mais escondidos junto a riachos e zonas pantanosas, como por exemplo junto ao Rio Douro, Tejo e Guadiana (estima-se um número aproximado de 50 casais). Em todo o mundo estima-se que existam entre 6500 a 19000 casais destas aves.
A Cegonha Negra é uma espécie inconfundível: é mais pequena do que a cegonha branca (1,05 m contra 1,10 m da cegonha branca. A envergadura é também menor:2,05 m contra 2,20 m ).
Apresenta uma coloração preta com reflexos de verde brilhante, a única parte branca é o peito. O bico e patas são vermelhos.
É uma espécie migradora, principalmente para regiões de África acima do equador.
Em Portugal, o melhor local para observar a cegonha é a ponta de Sagres durante a migração de Outono.
A alimentação das Cegonhas Negras é à base de peixe mas podem também capturar insectos, anfíbios (rãs e salamandras) e em última hipótese alguns mamíferos de pequeno porte.
A preservação passa essencialmente pela conservação do seu habitat.

Sem comentários: