terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dominós


Os dominós parecem ter sido uma invenção chinesa. Há referências de dominós na Europa a partir do século XVIII, mas devem ter aparecido no continente antes disso. Apresentaremos aqui uma de suas variantes.
Joga-se com 28 peças: 21 delas correspondem a cada combinação de números que pode ser conseguida com dois dados; 6 têm um dos lados em branco e 1 tem os dois lados em branco. Em geral é jogado por 2, 3 ou 4 jogadores ou ainda por 2 duplas.
Para dar início ao jogo, as peças são colocadas na mesa com a face para baixo e embaralhadas. Os jogadores vão pegando peças da mesa, alternadamente, até completarem 7 (se forem 3 ou 4 jogadores, 5 peças é suficiente). Na sua vez, o jogador deve colocar uma peça na mesa. A primeira pode ser qualquer uma.
A próxima peça colocada deve corresponder à primeira. Por exemplo, se a primeira era 4-2, a segunda deve ter um 4 ou um 2 em um dos lados. Digamos que seja 4-5. A nova peça é colocada com o lado correspondente encostado na peça da mesa. Dessa forma os dominós ficam em sequência na mesa, e o jogador deve acrescentar uma peça em uma das duas extremidades.
No exemplo, o próximo a jogar poderá colocar uma peça com 2 ou uma peça com 5. Caso alguém não tenha peça para colocar, compra novas peças da mesa, até que possa jogar. Se não houver mais peças para serem compradas, o jogador pode passar a vez.
O objectivo do jogo é livrar-se de suas peças antes dos demais. O vencedor marca um total de pontos igual à soma dos pontos que os seus adversários ainda têm na mão. Caso o jogue termine por que ninguém tem uma peça adequada para colocar, o vencedor é aquele que tiver menos pontos na mão. Seu placar será a diferença entre seus pontos e a soma dos pontos dos adversários. O valor de cada peça é dado pela soma de seus pontos. Desse modo uma peça 4-5 vale 9 e uma peça 0-6 vale 6.


Sem comentários: